TJPB convoca todos os magistrados a participar do curso sobre uso do sistema Bacen Jud
O Tribunal de Justiça da Paraíba vai promover um treinamento sobre o manuseio do “Bacen Jud” para os magistrados de todas as unidades judiciárias do Estado. No dia 25 de fevereiro para os juízes das comarcas de João Pessoa e Campina Grande, e no dia 26 para os magistrados das demais comarcas, sempre das 8h às 18h. A reunião será no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, no Complexo Judiciário do Altiplano Cabo Branco.
Promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do TJPB, o evento atende a um pedido da juíza e corregedora-auxiliar Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde, informou a coordenadora de Desenvolvimento, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, acrescentando, ainda, que o magistrado e o assessor por ele indicado deverão apenas comparecer ao curso e assinar a lista de presença.
Quatro facilitadores do Banco Central são responsáveis pela transmissão das informações. Participarão, ainda, servidores da área tecnológica, que irão atuar como agentes multiplicadores.
O 'Bacen Jud' é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e a instituições bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet.
De acordo com o Banco Central, o juiz de Direito, de posse de uma senha previamente cadastrada, preenche um formulário na internet, solicitando as informações necessárias ao processo. O Bacen Jud, então, repassa automaticamente as ordens judiciais para os bancos, diminuindo o tempo de tramitação.
No trânsito das informações entre a Justiça, o Banco Central e as instituições financeiras, de acordo com o BC, será garantida a máxima segurança, com a utilização de sofisticada tecnologia de criptografia de dados.
Por Gabriella Guedes e Gilberto Lopes