TJPB e Faculdade Potiguar assinam convênio para instalação do 6º Juizado Cível da Capital
Na noite dessa segunda-feira (5), em ato solene realizado no auditório do Fórum Cível Des. Mário Moacyr Porto, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, assinou um convênio com a Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB) para instalação do 6º Juizado Cível da Capital. “Será o primeiro Juizado que funcionará nas próprias dependências da instituição de ensino. Estes alunos irão suprir um déficit que temos hoje de servidores e conciliadores, aumentando a produtividade e beneficiando o jurisdicionado”, disse o presidente. A unidade está prevista para entrar em funcionamento em cerca de 40 dias.
O desembargador Abraham Lincoln ressaltou, ainda, que a realização de convênios com instituições de ensino superior vem sendo uma prática recorrente em sua gestão, pela necessidade de se dividir responsabilidades e somar conhecimentos. “Além dos 60 alunos do curso de Direito, em média, o Juizado será beneficiado, também, com a ampliação do número de juízes leigos para até oito. Hoje existem apenas dois em cada unidade”, explicou.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Odon Bezerra Cavalcanti, disse que está satisfeito com a realização do convênio. “A Ordem preza por qualidade e este ato mostra o aprimoramento na formação e na educação dos Operadores do Direito. Será um ganho para todas as partes”.
Representando o diretor geral da Faculdade Potiguar, Clay Mattozo, compareceu à cerimônia o professor João Rodrigues dos Santos. “O orgulho representa o nosso sentimento hoje, com a clareza de que, com este Juizado, estamos fazendo o diferencial para os nossos jovens estudantes de Direito”, disse.
TJPB/GECOM/Gabriela Parente