Conteúdo Principal
Publicado em: 04/09/2014 - 13h26 Atualizado em: 13/10/2020 - 15h36 Tags: DITEC

TJPB investe em avanços tecnológicos para garantir melhor prestação jurisdicional

Ney Robsno dirigi a área de tecnologida da Inforamção do TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba tem buscado adotar uma série de investimentos para garantir uma prestação jurisdicional mais célere. Dentre as medidas tomadas para garantir essa meta está o esforço para propiciar os avanços tecnológicos, através da Diretoria de Tecnologia e Informação (Ditec), que já concluiu a execução de dez projetos estratégicos, a exemplo dos mais recentes: adaptação do Portal do TJPB a dispositivos móveis, novo sistema de Jurisprudência e o Selo Digital.

Enquanto o sistema de Jurisprudência é uma importante ferramenta para os operadores do Direito, uma vez que disponibiliza, diariamente, as decisões monocráticas e acórdãos publicados no Diário da Justiça; o Selo Digital, por exemplo, beneficia o cidadão que ao realizar qualquer ato em cartório, poderá validar e verificar o mesmo através de consulta disponível na internet.
Ney Robson, diretor da Ditec, declarou que os investimos nas áreas de atendimento e serviços de Tecnologia da Informação incidem diretamente nos juristas e no próprio jurisdicionado, ambos favorecidos com praticidade e transparência. “Desde o início dessa gestão, nós trabalhamos para melhorar isso”, informou Ney.

Obedecendo ao planejamento estratégico do TJPB, a previsão é de que até o fim de 2014 haverá a implantação do SISCOM-w e da CEMAN-e (Central de Mandados Eletrônica), bem como a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe, que trata da virtualização dos processos), em pelo menos 10% das unidades judiciais do Estado, além da conclusão de outros projetos.

“O SISCOM-w, por exemplo, trará mais modernidade, segurança e celeridade ao controle de processos físicos de primeiro grau, em substituição ao Sistema de Comarcas Integralizadas (Siscom). O antigo Siscom, ainda em funcionamento, encontra-se em uma plataforma defasada e limitada”, afirmou.

O diretor explica também que a CEMAN-e é uma novidade destacada. Atualmente, as Centrais de Mandados do TJPB se ressentem da utilização de vários sistemas descentralizados, com funcionamentos distintos e várias limitações. Com o novo sistema, projetado junto a chefes de centrais, oficiais de justiça e magistrados, as Centrais de Mandados passam a interagir com um sistema único, que facilitará o controle dos mandados e, por conseguinte, aumentará a produtividade dos oficiais de Justiça.

Nesse contexto de avanços, durante a gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de doações, já disponibilizou 855 micro-computadores, sendo 466 em 2013 e 389 em 2014, além de 1.000 certificados digitais e 2 scanners de alta produção, que foram instalados na Diretoria Judiciária para digitalização dos processos que têm recursos aos tribunais superiores.

Gecom – TJPB com Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611