TJPB lança projeto ‘Elas por Elas’ para garantir maior igualdade de gênero na ocupação de cargos
O Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), lança, no dia 15 de setembro, o projeto ‘Elas por Elas’, uma iniciativa voltada à ampliação e fortalecimento da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão do Judiciário brasileiro, garantindo maior igualdade de gênero na ocupação de cargos de direção, chefia e representação institucional.
O lançamento será nas cidades de Patos - às 9h - e Santa Luzia - às 15h30 -, Sertão do estado, e contará com a presença do presidente do TJPB, Fred Coutinho.
Presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou que o projeto ‘Elas por Elas’ nasce com a missão de fortalecer a presença feminina no Poder Judiciário e de abrir caminhos para que mais mulheres se sintam seguras e motivadas a ocupar funções de liderança.
“Este projeto está em sintonia com a Resolução CNJ nº 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina, e reflete o compromisso do Tribunal de Justiça da Paraíba com a promoção da igualdade de gênero. Mais do que um evento, é a reafirmação de que a diversidade é instrumento essencial para o fortalecimento da democracia e para a construção de uma justiça mais inclusiva e representativa”.
A juíza Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, coordenadora do Comitê, reproduziu uma fala da ministra Luciana Lóssio para lembrar o objetivo do projeto ‘Elas por Elas’. “Queremos que todas se sintam encorajadas e reconheçam em si mesmas a capacidade de contribuir para um Judiciário mais diverso e sensível às demandas da sociedade. Como bem afirmou a ministra Luciana Lóssio, ‘a igualdade de gênero é fundamental para o fortalecimento da democracia’. O Comitê tem se dedicado a transformar esse ideal em ações concretas”, colocou.
Programação - Na programação da Comarca de Patos estão previstas atividades de acolhimento, onde estão incluídos um momento musical, seguido por ações de embelezamento, escuta de sugestões, relaxamento e uma palestra com a psicóloga Maria Gabrielle Alves Brito, que abordará a psicologia como ponte de instrumentalização que fortalece o crescimento da figura feminina como líder em tantos espaços essenciais para a melhoria da humanidade, para um melhor desempenho educacional e semeio de famílias e lares mais fortes.
“O “Elas por Elas” nos convida a desenvolver um novo elo entre Saúde Mental e Emocional, entre a liderança feminina e seus embasamentos no autoconhecimento. Iremos fomentar o diálogo entre a realidade dessa mulher líder e a expectativa sobre essa mulher que todos esperam que liderem, quebrando paradigmas de que tantas responsabilidades ofuscam a verdadeira identidade dessa mulher, quando na verdade, a essência dela por natureza é liderar vidas, mas antes, ela precisa ser líder de si mesmo!”, detalhou.
Em Santa Luzia, haverá a inauguração da Sala de Amamentação, um espaço privativo e confortável destinado a todas as mães que trabalham ou vão ao Fórum, permitindo a retirada e o armazenamento do leite materno durante o período em que estiverem no local. O objetivo é dar suporte à continuidade do aleitamento materno, garantir a saúde da mãe e do bebê e valorizar as trabalhadoras.
Por Nice Almeida




