Conteúdo Principal
Publicado em: 26/01/2022 - 15h06 Tags: GEVID, Janeiro Branco, Saúde Mental

TJPB oferece suporte para magistrados e servidores cuidarem da saúde mental 

Laço Branco simbolizando a campanha sobre saúde mental

“O Mundo Pede Saúde Mental”, com este tema o Janeiro Branco – 2022, quer chamar a atenção da humanidade para às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Segundo os especialistas, a saúde mental está relacionada à forma de como nós reagimos às exigências da vida e ao modo como conseguimos harmonizar nossos desejos, capacidades, ambições, ideias, emoções e frustrações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. “Ter saúde mental também é saber lidar com as boas emoções e com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte do cotidiano, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”, classifica.

Dentro deste contexto, a gerente de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Valéria Beltrão, considera que alguns hábitos podem ajudar a pessoa a ter uma saúde mental estável, em tempos do “novo normal”. De acordo com ela, é importante saber lidar com as emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e desgosto.

“Colocar o corpo em movimento é fundamental nesse processo. Caminhar, pedalar ou praticar qualquer outra atividade esportiva, faz parte desse desenvolvimento. Exercícios respiratórios diafragmáticos também ajudam muito, como cheirar uma flor, enchendo o diafragma, e soprar uma vela, secando o diafragma, por dez vezes seguidamente, se possível de manhã, tarde e noite”, exemplificou Valéria Beltrão. A gerente da Gevid-TJPB disse, ainda, que é importante evitar o consumo de álcool e outras drogas. De acordo com ela, essas substâncias podem até remeter uma certa sensação de alívio, mas pode trazer perdas irreparáveis ao equilíbrio emocional.

“Mantenha boas relações com as pessoas ao seu redor, com sua comunidade, seus amigos e colegas. Sempre é bom lembrar que, ao se encontrar com outras pessoas, seu problema não deve ser prioridade desse encontro. Busque assuntos em comum, que traga prazer, alegria e satisfação. Amigo é amigo, e não psicólogo”, sugeriu.

A Gerência de Qualidade de Vida do TJPB, juntamente com sua equipe de Psicologia, dentro do Projeto Receptividade, vem dando suporte aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual que precisam de apoio psicológico. Para isso, besta entrar em contato com a Gevid, por meio do telefone (83) 99144-0048.

Por que em janeiro? – Iniciado em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, a Campanha Janeiro Branco é formada por voluntários de todo Brasil, que se engajam para disseminar informações e dados sobre saúde mental. O Movimento ocorre no primeiro mês do ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611