TJPB parte na frente com o Planejamento Estratégico, que é exemplo para o país
A Paraíba sai na frente com o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado, que já é exemplo para o país. A afirmação foi feita pelo desembargador Fred Coutinho (Ouvidor de Justiça), durante a 4ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), realizada na manhã desta segunda-feira (5), no Pleno do TJPB.
O desembargador Fred Coutinho disse que sua afirmação não é pessoal, mas sim feita com base nas manifestações que recebeu de colegas ouvidores de Justiça de vários estados do país, durante recente encontro do Colégio de Ouvidores, realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
“Posso adiantar que, com base no que ouvi, o nosso Tribunal, ou melhor, a equipe coordenada pelo desembargador Oswaldo Trigueiro será, em breve, procurada e convidada para fazer explanações Brasil afora, sobre o trabalho aqui produzido em matéria de Planejamento Estratégico”, ressaltou Fred Coutinho.
Fred Coutinho arrematou afirmando que o Tribunal está fazendo história. “É uma nova história viva, que está sendo construída aqui. E o nosso Estado parte na frente”.
A 4ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) contou, desta vez, com a participação de técnicos do Governo do Estado e do Tribunal Regional do Trabalho, que apresentaram programas avançados de gestão desenvolvidos e utilizados nas respectivas instituições.
A RAE visa monitorar os resultados alcançados nos 21 projetos que vem sendo desenvolvidos no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, por meio do Planejamento Estratégico estabelecido para o período de 2015-2020.
O desembargador Oswaldo Trigueiro, coordenador da Política de Priorização do Primeiro Grau, conduziu os trabalhos, após a abertura oficial feita pelo presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti.
Oswaldo disse que é motivo de “orgulho” ver resultados do Planejamento. “Mostra que a administração conseguirá, a partir do ano que vem, ter condição de mensurar o Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) interno”, adiantou.
O magistrado ainda destacou que, com este QDD, será possível colocar uma divisão entre o 1º e o 2º Grau, pois, isto estará distribuído nesta peça orçamentária. Essa peça orçamentária era algo que não tínhamos”, afirmou.
Presidente – Ao encerrar os trabalhos, o presidente Marcos Cavalcanti disse que Presidência do Tribunal está dando total apoio e colaboração para que o trabalho empreendido pelo desembargador Oswaldo Trigueiro e equipe possa prosseguir com êxito e sucesso já alcançados.Palestras - Neste quarto encontro, os participantes da reunião tiveram a oportunidade de assistirem a três importantes explanações; a primeira conduzida pela técnica Rossana Guerra de Sousa, e, a segunda, pelo técnico Álvaro Alexandre, ambos do Governo do Estado. Já a terceira explanação ficou a cargo do juiz do Trabalho, Antônio Eudes, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba.
A técnica Rossana Guerra discorreu sobre o tema “Importância do Controle Interno para a Instituição Pública”, enquanto que o técnico Álvaro Alexandre falou sobre “Ordem Bancária de Transferência de Valores”.
Já o magistrado Antônio Eudes, com apoio de servidores do TRT, fez a apresentação de uma ferramenta de trabalho desenvolvida pelos próprios técnicos do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, denominada “Sistema Horus”, que tem por finalidade acompanhar todo o andamento de processos judiciais e administrativos do órgão.
A próxima reunião de avaliação dos projetos acontecerá no dia 09 de novembro.
Por GECOM - TJPB.









