Conteúdo Principal
Publicado em: 18/11/2016 - 13h27 Atualizado em: 24/09/2020 - 13h53 Tags: Semana Nacional da Conciliação

TJPB participa da XI Semana Nacional de Conciliação

O evento começa na segunda-feira (21) em todo o país

Des. Leandro dos Santos - diretor do NUPEMEC/TJPB

Começa na segunda-feira (21), a XI Semana Nacional da Conciliação, evento idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça, e tem como finalidade incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos, e a taxa de congestionamento. A ação acontecerá até a sexta-feira (25).

A meta é resolver o maior número possível de ações judiciais por meio da conciliação. Essa já é a 11ª edição realizada pelo Poder Judiciário buscando soluções e alternativas aos conflitos apresentados à Justiça em todo o País.

De acordo com o desembargador Leandro dos Santos, diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC)  do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Semana Nacional de Conciliação é um evento de suma importância. Ele destacou ainda a realização do Mutirão DPVAT de João Pessoa, que acontecerá durante o evento.

“O mutirão contará com mais de 2 mil processos, e a meta é que possamos atingir índices superiores a 80% de conciliação, como orienta o Conselho Nacional de Justiça”, destacou.

Na Capital - O Mutirão DPVAT contará com 2.200 processos, 60 conciliadores, 35 bancas, 7 magistrados e 10 peritos. As audiências acontecerão de 22 a 25 de novembro, das 8h às 18h, com exceção da sexta (25), que será das 14h às 18h. O evento acontecerá na Vila Olímpica Parahyba, (antigo Dede),na rua Desportista Aurélio Rocha, s/n, no Bairro dos Estados.

A atividade terá participação das Comarcas de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Alhandra, Lucena, Pedras de Fogo, Mamanguape, Pilar, Sapé, Rio Tinto, Caaporã, Mari, Itabaiana, Gurinhém, Araçagi, Jacaraú, Guarabira, Alagoinha, Pirpirituba, Alagoa Grande, Belém, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova, Belém, Serraria, Bananeiras e Solânea.

Em Sousa - Por outro lado, visando fomentar a cultura da conciliação no âmbito do Município de Sousa, será realizado, também dentro da programação da XI Semana Nacional da Conciliação, entre os dias 21 e 25 de novembro, o primeiro Mutirão Pró-Endividados da Energisa, projeto idealizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça da Paraíba.
O esforço, que tem como objetivo regularizar débitos de energia elétrica de pessoas físicas e jurídicas, acontecerá no Centro de Conciliação e Mediação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado na Rua Sinfrônio Nazaré, 38, Centro, em Sousa, das 8h às 16h.

Os interessados em negociar suas dívidas com a empresa de energia elétrica poderão se dirigir ao local, que contará com toda uma infraestrutura preparada para atender a população. Ao todo, foram convidados 4.705 consumidores para negociar com a empresa.

Por Mailton Evangelista (estagiário)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611