Conteúdo Principal
Publicado em: 29/07/2015 - 18h12 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h08 Tags: DITEC

TJPB realiza treinamento para a utilização do ADMeletrônico aos gerentes dos Fóruns

Gerentes de todos os Fóruns do judiciário estadual estão recebendo treinamento para utilização do ADMeletrônico,  novo software que está sendo expandido para todas as comarcas paraibanas possibilitando que os processos administrativos tramitem eletronicamente.

O evento, que acontece no período de 29 a 31 deste mês, nos turnos manha e tarde, está sendo ministrado por servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba. O objetivo é a capacitação e emissão de certificados digitais aos gerentes dos Fóruns de todo o Estado a fim de que estes possam utilizar o sistema ADMeletrônico.

A capacitação está acontecendo no 3º andar do Anexo Administrativo do TJPB para 82 gerentes, e está sendo ministrado pelos servidores Júlio de Medeiros e Rogério Nascimento, que fazem parte do corpo funcional da Ditec, enquanto que a emissão dos Certificados Digitais está sento realizada por representantes da Serasa Experian, empresa contratada pelo TJPB para prestar este serviço.

O certificado digital é necessário para identificar e permitir que os gerentes dos fóruns assinem eletronicamente os documentos inseridos nos processos, uma vez que não haverá mais assinatura física.

Durante os dias de curso, haverá um rodízio dos participantes em turnos alternados, enquanto uma turma de 15 pessoas está aprendendo a utilizar o sistema, outras 15 pessoas estão fazendo o certificado digital.

O diretor da Ditec, Ney Robson, explicou que o treinamento acontece para operacionalizar o sistema de processos administrativos eletrônicos, tornando o trâmite dos processos mais eficiente.

“Cumprindo determinação da Presidência, estamos substituindo a tramitação de alguns tipos de processos administrativos como pedidos de licença maternidade, licença para tratamento de saúde, diárias e progressão funcional, para que eles sejam exclusivamente por meio eletrônico. Isso vai permitir que os gerentes dos Fóruns possam, eles mesmos, protocolar os processos que chegam dessa natureza, encaminhando-os direto para o setor competente, evitando a burocracia e agilizando o serviço”, garantiu Ney.

Certificado Digital - O gerente deve estar com toda a documentação original (RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, etc) e, após a identificação presencial e comprovação documental, cópias desses documentos são enviadas para sede da empresa, onde é feita a validação dos dados e a consequente emissão do certificado digital, composto por duas chaves (conjunto de informações), uma pública e outra privada, que assegura que o documento eletrônico foi assinado digitalmente pelo seu portador.

Por Jullyane Baltar (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711