TJPB recebe servidores do TJRO em visita técnica para troca de experiências
A fim de conhecer o trabalho e as rotinas da Diretoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba (Diges), servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia visitaram, nesses dias 04 e 05, o prédio do TJ e Anexo Administrativo, oportunidade que permitiu uma troca de experiências técnicas entre os Tribunais. A visita foi designada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo explicou a gerente de Projetos, Ana Caroline Leal, o TJPB pôde apresentar algumas atividades desenvolvidas, especialmente em relação à priorização do 1º Grau. “A intenção deles foi conhecer como temos avançado em algumas questões. Em relação à implantação da Resolução 219 do CNJ, como a Diges dá apoio aos comitês que fazem parte da política de priorização do 1º Grau e, também, em relação ao acompanhamento da gestão das Metas que é feito pelo TJPB”, afirmou.
Os servidores do TJRO participaram de algumas reuniões do Comitê de Priorização e das Metas, e, internamente, obtiveram algumas informações necessárias ao trabalho que tem sido desenvolvido lá. “Apresentamos algumas ferramentas utilizadas no Setor de Estatística, porque o núcleo em Rondônia é novo, e eles estão visitando Tribunais que são referência no CNJ nesses aspectos. O próprio CNJ recomendou a vinda deles” acrescentou Caroline Leal.
Renata Grigório, gerente de Pesquisas Estatísticas do TJPB, que também acompanhou os visitantes nesses dois dias, ressaltou que eles puderam conhecer a rotina que o Setor tem, no TJPB, com relação aos prazos e às demandas do CNJ: “Toda a expertise que a gente vem tendo com o tratamento das informações e a consistência dos dados encaminhados, seja nos indicadores do Judiciário, sejam as Metas nacionais”, destacou.
Para Renata Grigório, a visita também foi muito importante para o TJPB: “Para nós, é uma forma de trocar experiências, porque, apesar de estarmos como referência para eles, a gente aprende muito com o formato que eles adotam lá. Em algumas situações, a gente acaba vislumbrando se, depois, podem ser aprimoradas nos nossos processos aqui. Então, essas visitas acabam sendo um intercâmbio muito interessante”, declarou.
Foram quatro servidores que representaram o Tribunal de Justiça de Rondônia na visita: Salomão Borges (estatístico), Adilson Martim (coordenador do Centro de Custo, Informação e Estatística), Laércio Alcântara (economista) e Diego Souza (analista judiciário e contador).
O servidor Adilson Martim expressou gratidão pela receptividade e destacou as iniciativas do TJPB que chamaram atenção e servirão de referência: “Nós vimos informações do Tribunal de Justiça da Paraíba como referência em relação aos números do CNJ. Isso fez com que procurássemos a metodologia e os critérios que estão utilizados aqui. Bem como as boas práticas, para que possamos implantar no nosso Tribunal. Tecnicamente, gostamos muito de ver a Resolução 219 sendo aplicada, a produtividade e o cumprimento das Metas nacionais. Várias ideias e sugestões nós vamos levando, algumas, certamente, implementaremos”, considerou.
Por Marília Araújo (estagiária)