TJPB recebe visita de alunos do IESP e Unipê através do projeto Conhecendo o Judiciário
O desembargador Leandro dos Santos recebeu na tarde desta quinta-feira (05) cerca de 110 alunos dos cursos de Direito do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Os futuros bacharéis em Direito do 1º ao 10º período da IESP e do 6º período da Unipê, vieram conferir o Projeto “Conhecendo o Judiciário”, idealizado pelo magistrado.
Na oportunidade, os ouvintes da graduação se reuniram na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e depois passaram pelas Câmaras, onde acompanharam um trecho de um julgamento na Câmara Criminal; o museu, com as fotos dos ex-presidentes; Salão Nobre e a Cripta de Epitácio Pessoa. Essa foi a segunda atividade do Projeto no primeiro semestre de 2015.
O desembargador demonstrou bastante satisfação com a quantidade de alunos desta visita. “Me renovo a cada visitação, por poder mostrar os aspectos do poder judiciário ao povo, nesta Casa da Justiça que pertence não a mim, mas a sociedade”, declarou.
Durante a apresentação, o desembargador Leandro dos Santos informou aos estudantes sobre a estrutura e o funcionamento do Judiciário, partilhou experiências pessoais da sua trajetória, explicou o funcionamento da carreira de magistratura e explanou que a intenção é receber o maior número de estudantes de Direito das faculdades sediadas na Capital. “Vamos nos aproximar da sociedade para que ela conheça o seu judiciário”, assegurou o magistrado.
Valberto Azevedo, professor de direito civil no IESP, destacou que a visita a Corte de Justiça da Paraíba, “é excepcional”, por aproximar o poder judiciário à classe estudantil, que, segundo ele, será o futuro dos operadores de Direito na Paraíba. “Parabenizo ao Tribunal por esta oportunidade de despertar o interesse dos alunos em conhecer este local”, ressaltou o professor.
Segundo a estudante, Clênia Barbosa, do 1º período da IESP a “visita foi bastante importante, pois acredito que os estudantes de direito, principalmente os iniciantes da área, precisam conhecer o Tribunal, para obter este conhecimento e motivação para o desenvolvimento da graduação”.
Leandro dos Santos informou que todos os interessados a visitar o Tribunal, com finalidade de assistir as sessões das câmaras cível e criminal e, também, as do Tribunal Pleno, podem fazê-lo, vez que, no caso das sessões, por exemplo, são públicas.
Inscrição – Caso algum representante de instituição ou grupo tenha interesse em realizar a visita através do projeto, “Conhecendo o Judiciário”, pode se inscrever pelo site do TJPB (www.tjpb.jus.br), clicando no link “Programas”. A recepção ocorrerá quinzenalmente nas quintas-feiras, em horário a partir das 14h, sob agendamento.
Por Vinícius Nóbrega (estagiário)









