TJPB sedia encontro regional do Projudi e inicia treinamento sobre processo eletrônico
Coordenadoria de Comunicação Social
Os representantes do Comitê do Sistema Projudi (Processo Judicial Digital), no Nordeste, se reúnem na manhã da próxima sexta-feira (14). O encontro tem o objetivo de avaliar melhorias e avanços no processo eletrônico. Além dos integrantes da Paraíba, também participam dos debates membros dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. O evento acontecerá na Secretaria de Tecnologia e Informação (STI), no terceiro andar do anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Em fevereiro, a equipe técnica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os grupos dos tribunais estaduais debateram, em Brasília, propostas de aperfeiçoamento do Projudi - o sistema de tramitação eletrônica de processos, desenvolvido pelo CNJ em software livre. “Dessa reunião, ficou definido que os grupos regionais levariam suas respectivas propostas para o Projudi no próximo encontro em Brasília, o que deve acontecer no próximo mês”, adiantou o coordenador de Tecnologia e Informação do TJPB, Marconi Cavalcanti.
Representam a Paraíba, no Comitê do Sistema Projudi, o juiz de direito, titular da 3ª Vara Criminal de João Pessoa. Wolfran da Cunha Ramos; a secretária da STI, Lourdes Maria Coutinho e Marconi Cavalcanti.
Segundo Marconi Cavalcanti, a idéia da reunião da próxima sexta-feira é investir no Projudi, detectar o máximo de problemas e implantar melhorias, para que o sistema se torne cada vez mais funcional. Ele informou, ainda, que a função do Comitê é buscar o consenso e tentar formar, através desses estados, uma versão unificada do processo judicial digital, que funcione de forma integrada e, assim, possa melhorar a qualidade da prestação jurisdicional.
Treinamento – Começou, na manhã desta segunda-feira (9), na STI, o programa de treinamento do processo eletrônico na vara de Execuções Penais na comarca da Capital. Os primeiros a receber as informações sobre a digitalização de ações foram os servidores das varas criminais e distritais; Juizado Criminal e Juizado Especial do Ernesto Geisel. Nesta terça-feira (10), recebem o treinamento os magistrados titulares, substitutos e os auxiliares de juízes dessas mesmas varas.
Confira o calendário:
Dia 16 e 17 de março, das 8h30 às 12h – Servidores da Vara de Execuções Penais;
Dia18 de março – Magistrado (titular e substituto) e promotor de Justiça da Vara das Execuções Penais;
Dia 19 de março – Promotores públicos com atuação nas varas criminais, distritais e nos juizados Criminal e do Geisel;
Dia 23 e 24 de março – Advogados e defensores públicos que atuam na Vara das Execuções Penais.
Por Fernando Patriota