TJPB sedia reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias
A sede do Tribunal de Justiça da Paraíba foi palco da 39ª reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias (FOPO). O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (5), no auditório Alcides Carneiro. O encontro, que acontece mensalmente, contou com a participação de representantes das ouvidorias de instituições públicas e privadas e foi presidido pelo desembargador Fred Coutinho, Ouvidor do TJPB.
O desembargador Fred Coutinho, durante sua explanação, fez uma análise estatística do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria do Tribunal. Ele apresentou um balanço positivo das ações, desde a fundação do órgão, em 2013, até o momento.
O Ouvidor do TJPB destacou também a vinculação e a procura do cidadão através deste canal, que serve como elo de ligação entre o Poder Judiciário e o cidadão, almejando dar um retorno positivo à sociedade.
O magistrado enfatizou a importância da reunião para um maior congraçamento de ideias e experiências entre as ouvidorias. “Esse fórum, acima de tudo, tem o intuito de aprimorar o serviço. Pois cada instituição tem sua sistemática, sua visão, com objetivo final de alcançar o cidadão”, frisou o desembargador.
A Ouvidora das Faculdades Nova Esperança e Coordenadora do FOPO, profª. Marlene Ramalho Rosas de Freitas, evidenciou a necessidade de aperfeiçoar estes instrumentos de controle social, com vistas a cidadania ativa, atuando na direção de três grandes eixos de ação: educação, divulgação e comunicação.
A professora, aproveitou a oportunidade para divulgar os preparativos para o próximo encontro, que acontecerá no mês de março, na sede da Faculdade Facene/Famene em comemoração ao dia do ouvidor. Na ocasião, serão homenageados o procurador de Justiça Doriel Veloso, o desembargador do Trabalho, Wolney de Cordeiro Macedo e o vereador Marmuthe Cavalcanti, coordenador adjunto, coordenador jurídico e secretário geral, respectivamente, da antiga mesa do FOPO.
Participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Assembléia Legislativa da Paraíba, Câmara Municipal de João Pessoa, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, CAGEPA, Hospital Padre Zé, Complexo Pediátrico Arlinda Marques, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Faculdades Nova Esperança Facene/Famene, Agevisa, Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, Ouvidoria Geral do Estado, DNIT, Funesc, entre outros.
Por Gecom - Vinícius Nóbrega (estagiário)









