TJPB vai colaborar com o Projeto Praia Limpa 2026 por meio de parceria com a Sudema
O Tribunal de Justiça da Paraíba vai colaborar com o Projeto Praia Limpa 2025/2026, oficialmente aberto pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A solenidade de lançamento da 10ª edição da campanha ocorreu na PBtur, com participação do estado, municípios, órgãos envolvidos com a causa ambiental, sociedade civil organizada e populares.
O cronograma terá ações de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, com atuação em nove municípios litorâneos do Estado. As atividades envolvem coleta de resíduos nas praias, abordagens educativas, distribuição de sacolas biodegradáveis e brincadeiras educativas com crianças.
As integrantes do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA) do TJPB, Viviane de Sousa e Silvia Viegas, participaram do evento, realizado na última quinta-feira (11).
“A parceria com órgãos como a Sudema e outros entes da sociedade civil organizada demonstra o engajamento do Tribunal em fazer com que a mensagem de um litoral mais limpo e sustentável alcance cada vez mais a população, turistas e visitantes”, declarou Viviane.
Por meio do NGSA, o Tribunal tem atuado na promoção de uma cultura de sustentabilidade e no apoio a iniciativas interinstitucionais que beneficiam o meio ambiente. Viviane adiantou que a participação do Judiciário estadual se dará por meio de uma ação a ser planejada para o mês de janeiro.
As atividades estão previstas para os municípios de Baía da Traição, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mataraca, Marcação, Pitimbu e Rio Tinto.
Durante o evento, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, afirmou que a data é importante para o órgão, que tem a educação ambiental como eixo principal de atuação.
“O Praia Limpa está sendo reforçado para que essa mensagem chegue cada vez mais longe e reverbere na população, nos turistas, resultando em um litoral mais limpo, agradável e com respeito às espécies que ali habitam. Juntos faremos mais uma grande edição”, afirmou.
Por Gabriela Parente




