Conteúdo Principal
Publicado em: 15/03/2024 - 10h57 Atualizado em: 15/03/2024 - 15h14 Tags: DITEC, SEI, sistema de informações

TJPB vai implantar Sistema Eletrônico de Informações - SEI até junho deste ano

-
Juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, coordenou a reunião

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em substituição ao Sistema ADMEletrônico, até meados de junho deste ano. A nova plataforma foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é uma ferramenta de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos, com o objetivo de promover a eficiência em todos os órgãos administrativos do Poder Judiciário estadual. O SEI foi apresentado à Comissão de Implantação do Sistema de Informações, que realizou sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (15), no Fórum Cível de João Pessoa.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJPB e coordenador da Comissão, Fábio José de Oliveira Araújo, essa é mais uma iniciativa tecnológica

que a atual gestão do Tribunal concretiza, para tornar os ambientes do administrativo e jurisdicional mais eficazes. “Vamos ter um sistema mais moderno e que atende mais fielmente as necessidades dos servidores e da administração como um todo. De acordo com o termo de cooperação que firmamos com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, teremos até junho para implantação do novo sistema”, adiantou o magistrado.

O diretor de Tecnologia da Informação (Ditec-TJPB), Ney Robson, disse que esse avanço é de responsabilidade de todas as áreas do Judiciário paraibano, uma vez que envolve todos os processos administrativos do Tribunal. “É importante que todos participem e colaborem com essa fase. Algumas regras de negócio serão implementadas no Sistema e não dependem, apenas, do conhecimento da Diretoria de Tecnologia e sim de todo arcabouço do Tribunal”, destacou.

-
A reunião foi realizada no Fórum Cível

Ney Robson ainda informou que a grande maioria dos Tribunais já utiliza o SEI, assim como as Justiças Especializadas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e todos os órgãos do Governo Federal e parte do Poder Legislativo.

Com o uso do Sistema Único de Informações será possível a comunicação entre órgãos para o fluxo de documentos, com envio e recebimento entre órgãos públicos de forma eletrônica, segura e eficiente; no despacho conjunto, no qual será possível que magistrados de diferentes unidades trabalhem em conjunto em um mesmo processo; e nos painéis de controle, com a visualização de dados e indicadores de desempenho da comunicação entre órgãos.

Além disso, o SEI vai trazer mais agilidade na tramitação dos processos, com automatização de tarefas repetitivas, como a juntada de documentos e a expedição de ofícios; definição de um único prazo para a conclusão de tarefas, evitando atrasos e gargalos; notificação automática das partes e dos servidores sobre eventos no processo; e acompanhamento do andamento do processo em tempo real por todos os envolvidos.

Comissão - Também compõem a Comissão de Implantação do Sistema de Informações o juiz Ely Jorge Trindade (auxiliar da Vice-Presidência do TJPB); juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha (auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça); Júlio de Medeiros Paiva Filho (gerente de Sistemas e do Projeto); Thiago Bruno Nogueira Alves (diretor jurídico); Carmem Estelita Rodrigues de Arruda (supervisora da Diretoria de Gestão de Pessoas); Ana Caroline Leal Vasconcelos (gerente de Projetos e Gestão Estratégica); André da Silva Camilo (gerente de Contratação); Paulo de Tarcio Freire Neves (servidor da Diretoria de Economia e Finanças); Lúcia de Souza Rodrigues Bezerra (gerente de Material, Patrimônio e Acervo); e Larissa Alcoforado de Carvalho (supervisora da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de servidores da Escola Superior da Magistratura – Esma).

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611