Conteúdo Principal
Publicado em: 02/07/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Treinamento sobre reforma ortográfica e redação oficial alcança todas as comarcas do Estado

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos  Humanos e de Programas Especiais do Tribunal de Justiça da Paraíba está realizando um treinamento específico em todas as comarcas do Estado sobre a Língua Portuguesa, com o advento da nova reforma ortográfica e redação oficial. Este treinamento nasceu depois de uma pesquisa realizada junto aos  juízes-diretores de fóruns, com a finalidade de verificar as carências de treinamento por parte dos servidores do Poder Judiciário.

“Pelo levantamento das necessidades, com as respostas dos magistrados, observamos que quase cem por cento dos juízes solicitaram um curso de português, com a nova reforma ortográfica e redação oficial”, comentou a coordenadora de Desenvolvimento de Programas Especiais do TJPB, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos. Ela informou, também, que foram escolhidas dez comarcas polo, com o objetivo de centralizar melhor as atividades do treinamento, que é divido em duas etapas e tem a duração de 30 horas/aula, sempre realizado nos finais de semana.

Por sugestão do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, o treinamento teve início do interior para a Capital. “O presidente entende que as comarcas do interior têm mais necessidades que as do litoral”, disse Maria dos Remédios.

Segundo a coordenadora, o curso de português já foi realizado no polo de Campina Grande, que abrange as comarcas de Aroeiras, Boqueirão, Cabaceiras, Cacimba de Dentro, Ingá, Juazeirinho, Queimadas, Soledade e Umbuzeiro. Outro polo que os servidores receberam as novas técnicas de português foi o de Patos, com alcance aos municípios de Água Branca, Malta, Paulista, Santa Luzia, São Mamede, Taperoá e Teixeira.

O treinamento já teve início em Solânea, com extensão para as cidades de Arara, Araruna, Bananeiras, Belém, Caiçara, Pilões e Serraria. Nesta sexta-feira (3), o aperfeiçoamento terá início em Guarabira, polo dos municípios de Alagoa Nova, Areia, Barra de Santa Rosa, Cuité, Picuí, Pocinhos e Remígio. No mesmo dia, a segunda etapa do treinamento vai ser realizada em Cajazeiras, que polariza Bonito de Santa Fé, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Uiraúna, como ainda em Sousa, polo de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Pombal e São Bento.

Na próxima semana, a equipe de treinamento vai visitar os polos de Monteiro (Prata, Sumé, São João do Cariri, Serra Branca e Princesa Isabel) e Itaporanga (Conceição, Coremas, Piancó e Santana dos Garrotes). Em agosto, será a vez do último polo, João Pessoa. Serão beneficiados os municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Itabaiana, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pilar, Rio Tinto e Santa Rita. 

Manual de práticas cartorárias – A Coordenadoria de Desenvolvimento vai concluir, até o final de agosto, um manual de práticas cartorárias. O foco é criar procedimentos uniformes em todas as unidades judiciárias da Paraíba. Quando o manual for distribuído nos fóruns, também será feito um treinamento específico com todos os servidores para elaboração de ofícios, memorandos, certidões e outros documentos de acordo com as normas da Presidência da República.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611