Tribunal de Justiça avança na política de segurança com ações em todas as comarcas do Estado
Dentre as metas para 2014 estão a de aperfeiçoar a política de segurança já adotada e busca da excelência dos procedimentos e protocolos estabelecidos. O objetivo é garantir a eficiência tanto da proteção individual, como da patrimonial dos que compõem o Poder Judiciário estadual.
Até dezembro deste ano deverão receber a implementação do plano 40% das Unidades Judiciárias da Paraíba. Segundo o coronel Américo de Oliveira, diretor de Segurança Institucional do TJPB, a escolha delas serão consideradas conforme a necessidade e diagnóstico da situação atual, no que se refere a equipamentos e material humano.
Também são alvos do plano a garantia da qualidade de vida no trabalho para servidores e magistrados, a adequação da infraestrutura tecnológica e da infraestrutura física. “O projeto prevê equipamentos de informática de última geração e uma central de monitoramento, a ser instalada gradativamente”, adiantou.
“Uma medida já adotada é a integração do Judiciário com os comandos das unidades de polícia. Fazemos um contato permanente com essa unidades na área das comarcas, bem como com as direções das referidas unidades judiciárias, principalmente no tocante a armas apreendidas. Também existe um treinamento mensal feito para os vigilantes contratados, por exemplo”, citou.
O coronel destaca a importância dessa troca de informação e conhecimento. Segundo ele, essa medida resulta em uma interação geral dos comandos regionais da polícia militar e civil, com os fóruns e a diretoria de segurança. “São abrangidos os setores que envolvem a Justiça. Tudo isso reflete diretamente na segurança pública do estado”, afirmou.
Seguindo o planejamento, neste mês, será divulgada no site do Tribunal um manual de segurança pessoal para servidores, magistrados e familiares. Já na comarca de Campina Grande, haverá novidade. Uma brigada de incêndio, preparada para avaliar riscos, inspeções de equipamentos, combate a incêndios e elaborar rotas de fugas, será inaugurada.
O TJPB conta hoje com vigilantes, policias e bombeiros em suas unidades, trabalhando em situações preventivas, conforme preconizado pela presidente da Corte, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
Por Gecom-TJPB/colaboração da estagiária Karina Negreiros




