Conteúdo Principal
Publicado em: 15/10/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Tribunal de Justiça da Paraíba lança a campanha “Pelo direito de ler e de brincar”

A Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude e da Coordenadoria de Qualidade, lançou, na última quarta-feira (14) uma campanha para arrecadar, por meio de doações, livros infanto-juvenis, brinquedos, cd's, dvd's e materiais didáticos diversos.

A ação faz parte do projeto “Pelo direito de ler e de brincar”, que tem por objetivo, implantar Brinquedotecas e Salas de leitura, nas Varas da Infância e da Juventude do Estado.

A campanha para a arrecadação de livros está sendo feita no Tribunal, fóruns e alguns colégios de João Pessoa, sendo esta a primeira fase do projeto, cujas etapas seguintes serão: o registro do material doado, a ambientação dos espaços físicos onde funcionarão as salas, a organização de atividades e, por fim, a exposição e apresentação dos trabalhos produzidos pelas crianças e adolescentes.

De acordo com a coordenadora da Infância e da Juventude, Viviane de Andrade Sarmento, o projeto visa, ainda, à qualificação e a humanização no atendimento oferecido pelo Poder Judiciário paraibano às crianças e adolescentes, que utilizam os serviços da justiça. Ela acrescentou que o acesso às leituras e às atividades lúdicas, além de estimular o conhecimento, favorece a socialização.

“Esperamos uma resposta destas crianças que passam pelo sistema de justiça, estimulando, nelas, a criatividade e o interesse pela leitura, com um atendimento mais humanizado, já que a maioria das crianças fica sempre nos corredores dos fóruns, que não são espaços adequados”.

A coordenadora explicou, também, que o projeto possui uma equipe profissional à frente, e será implementado, primeiramente, no Fórum da Infância e Juventude da Capital. Serão instaladas uma Sala de leitura para os adolescentes atendidos pela 2ª Vara da Infância  e uma Brinquedoteca para as crianças que são atendidas na 1ª Vara. “Possuímos uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogo que garantirão o suporte inicial no lançamento destes espaços”, disse.

As doações de materiais educativos podem ser feitas na Coordenadoria de Infância e Juventude, situada no 4º andar do Anexo administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba. Outras informações nos telefones:  3216-1508/ 3216-1560.

Por: Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611