Conteúdo Principal
Publicado em: 30/03/2015 - 19h00 Atualizado em: 30/03/2015 - 19h15

Tribunal de Justiça da Paraíba realiza primeira reunião do Comitê de Priorização do 1º Grau

Pres. Cavalcanti abriu os trabalhos da 1ª Reunião do Comitê de Priorização do 1º Grau

A primeira reunião do Comitê de Priorização do 1º grau do Judiciário paraibano foi realizada na tarde desta segunda-feira (30). A Política de priorização, que visa alocar recursos e investir em melhorias na 1ª instância, foi apresentada aos membros, que também conheceram todas linhas de atuação e o calendário anual das reuniões do Comitê. O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

“Trata-se de uma mudança de mentalidade que estamos construindo. Os estudos que estão sendo feitos são levantamentos científicos, matemáticos e racionais, que nos orientarão para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional. Vamos avançar neste trabalho”, afirmou o presidente.

Criado no ano passado através de eleições e indicações, o Comitê de Priorização do 1º grau é formado por magistrados e servidores do 1º e do 2º grau, entidades representativas de classe. Os membros farão o acompanhamento da implementação da Política de Priorização do 1º Grau, regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na resolução nº 194.

O des. Oswaldo é o gestor da Priorização do 1º Grau

A metodologia de trabalho vem sendo conduzida pelo gestor da priorização no TJPB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que, para a primeira reunião, trouxe dois dos nove temas que estão sendo trabalhados no Planejamento Estratégico.

“Formamos dois grupos para discutir sobre “governança colaborativa”, a fim de possibilitarmos a participação de todos os que fazem o Judiciário; e sobre “diálogo social”, que é a necessidade de estabelecer este contato com o cidadão, com as instituições e com as estruturas que podem trazer um resultado importante para o trabalho da Justiça”, explicou. Ao final, os grupos fizeram observações sobre os temas e apresentaram propostas.

Outras linhas que serão trabalhadas ao longo do ano são: equalização da força de trabalho, adequação orçamentária (que vem sendo estudada pelos Comitês orçamentários de 1º e de 2º grau), alinhamento ao plano estratégico, infraestrutura e tecnologia, prevenção e racionalização de litígios, estudos e pesquisas e formação continuada.

O Planejamento Estratégico – que também constitui uma das linhas de atuação da Política – também se adequou às orientações para priorização do 1º Grau, conforme expôs Bruno de Oliveira, que responde pela Diretoria de Gestão Estratégica do TJPB. “Os meses de fevereiro e março foram dedicados a este alinhamento, por meio do qual estabelecemos 14 objetivos estratégicos e 21 projetos, que deverão ser apreciados pelo Pleno”, afirmou.

Presente no evento, o vice-presidente do Tribunal, desembargador José Ricardo Porto, louvou a iniciativa e disse que é o momento de diagnosticar e corrigir as falhas. “Neste momento, estamos iniciando este trabalho junto ao Comitê, para restabelecermos a cidadania em sua plenitude, pois resolvendo os problemas em relação ao 1º grau, que é onde estão os gargalos, estaremos mais perto da sociedade, atendendo aos principais clamores do jurisdicionado”, declarou.

As diretrizes da Priorização do 1º Grau estão contidas ainda na Resolução nº 12/2014 do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Por Gabriela Parente

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711