Tribunal de Justiça da Paraíba recebe visita de alunos e professores do tradicional Colégio das Lourdinas
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano
O Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário do Estado, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, a visita de alunos do 9º. ano do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Lourdinas).
Em companhia de professores, os estudantes desejavam melhor conhecer o funcionamento do Tribunal de Justiça e as características arquitetônicas do prédio em que funciona a mais alta Corte de Justiça da Paraíba.
Segundo explicou a coordenadora do tradicional estabelecimento de Ensino de João Pessoa, professora Marlene Silvestre, a visita sem dúvida contribuiria para a ampliação e aprofundamento da visão que os alunos têm da Justiça.
DOCENTES DE HISTÓRIA
Ela estava também em companhia de duas das professoras de História das Lourdinas, as Dras. Eleide Ramalho e Emília Vergara de Sá.
Para a coordenadora e para as professoras, a ida dos estudantes ao TJ-PB, monitorada por docentes da Escola e assistida por instrutores do próprio Judiciário, é de grande valia para que as moças e os rapazes, nesta fase de sua formação, possam adquirir novo entendimento da própria vida social, a partir da observação da realidade jurídica de nossa terra.
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
— A idéia de fazermos essas visitas — disse a coordenadora Marlene Silvestre — surgiu quando da recente passagem do 423º. aniversário de fundação da Cidade de João Pessoa e do que hoje é o Estado da Paraíba.
Visitas semelhantes já foram realizadas à Assembléia Legislativa e ao Palácio da Redenção.
COORDENADORA DAS SERVENTIAS
A coordenadora das Serventias do TJ-PB, Dra. Georgiana Fernandes de Carvalho Pereira Gomes, fez para os alunos, para a coordenadora e para as professoras uma explanação sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça em particular e sobre o Poder Judiciário em geral.
Nessa exposição, a Dra. Georgiana mostrou também o funcionamento da Justiça estadual, desde a instalação da sede do Judiciário no prédio que atualmente ocupa, o Palácio da Justiça, que, entre outros setores, abriga o Tribunal Pleno, o Conselho da Magistratura, os gabinetes dos desembargadores.
DE JUIZ A DESEMBARGADOR
Os alunos ficaram também compreendendo melhor a composição do Poder Judiciário no Estado e aprenderam mais sobre a carreira na Magistratura — por exemplo, como um juiz de Direito chega a ser desembargador; as diferenças existentes entre a primeira e a segunda instância; o que é instância e o que é entrância; como distinguir uma sentença de um acórdão; como decorrem as reuniões plenárias do Tribunal e de suas Câmaras Cíveis e Criminal; etc etc etc.
Os estudantes puderam ainda visitar as dependências do local em que funciona o Tribunal Pleno: a Sala de Sessões “Desembargador Manoel Fonseca Xavier de Andrade”, que tem o nome do primeiro desembargador-presidente do antigo Superior Tribunal de Justiça do Estado do Parahyba do Norte, o qual se transformaria no atual Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.
SALÃO NOBRE & MUSEU E CRIPTA
Depois, os professores e alunos das Lourdinas estiveram no Salão Nobre “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Mello”, visitando também o Museu e Cripta “Epitácio Pessoa”, onde está sepultado, ao lado da esposa, o corpo do único paraibano que, até agora, assumiu a Presidência da República.
Como informa a jornalista Cristiane Rodrigues, que cobriu esta visita para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, em todos os momentos os visitantes contaram com a imprescindível assistência de uma equipe da Coordenadoria do Cerimonial do Tribunal de Justiça.