Tribunal de Justiça e TCE firmam parceria para homenagear ex-presidente Epitácio Pessoa
Na manhã desta terça-feira (28), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, recebeu a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Arthur Cunha Lima. O encontro serviu para tratar de uma parceria entre as duas Cortes, voltada às homenagens do sesquicentenário de nascimento do ex-presidente Epitácio Pessoa. Quem também participou da reunião foi o vice-presidente do TCE, André Carlos Torres.
“Aceitamos, com muito orgulho, o convite do presidente do Tribunal de Contas para esse trabalho em conjunto. Na minha opinião, Epitácio Pessoa foi o maior de todos os paraibanos. Inclusive, já consultamos estudiosos sobre Epitácio para serem os conferencistas. São pessoas de profundo conhecimento sobre essa matéria”, adiantou Marcos Cavalcanti de Albuquerque. As autoridades também aproveitaram para visitar o Museu e a Cripta Epitácio Pessoa, no Palácio da Justiça, onde estão os restos mortais de Epitácio.
Na oportunidade, os representantes do Tribunal de Contas solicitaram ao desembargador-presidente objetos que pertenciam a Epitácio Pessoa e seus familiares, para que sejam expostos durante o próximo mês de maio, no Salão de Exposição do Complexo Ariano Suassuna, que fica nas instalações do TCE. “Sem dúvida, Epitácio Pessoa foi o paraibano de maior repercussão nacional em todos os tempos. Para nós é uma grande honrar firmarmos essa parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, já que esta Corte detém valioso acervo sobre Epitácio”, comentou Arthur Cunha Lima.
O presidente do Tribunal de Justiça já nomeou uma “Comissão de Notáveis”, com o objetivo de auxiliar o TJPB na organização de quatro emblemáticos eventos, que ocorrerão nos meses de maio, agosto, outubro e dezembro deste ano. A intenção é comemorar os 150 anos de nascimento do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, paraibano da cidade de Umbuzeiro.
Programação - A primeira atividade, marcada para o dia 28 de maio, será uma palestra com o historiador Humberto Mello, com o tema “Epitácio Pessoa – O Político e Estadista”. O segundo momento se dará no dia 6 de agosto, quando acontecerá uma conferência do ministro Francisco Resek, com o tema “Epitácio Pessoa – O Diplomata e Jurista da Corte Internacional de Haia”. No dia 15 de outubro, acontecerá o terceiro evento, com a conferência do ministro Herman Benjamin, denominada “Epitácio Pessoa – O Jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal”. A data foi escolhida em virtude de coincidir com o aniversário de 124 anos do TJPB.
Para fechar as comemorações e homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa, o quarto e último evento do ano está pré-agendado para acontecer na tarde do dia 17 de dezembro: a ideia é realizar um concerto que pode reunir as orquestras sinfônicas paraibanas. A apresentação das orquestras será em frente ao Palácio da Justiça.
Comissão de Cultura – A Comissão de Cultura e Memória é presidida pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, contando ainda como membros, o vice-presidente, desembargador José Ricardo Porto, e a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que atualmente está respondendo pela presidência da Comissão em virtude da desembargadora Fátima Bezerra se encontrar de licença.
Notáveis – Integrando a Comissão de Notáveis, estão seis nomes: Humberto Mello, historiador; Damião Ramos, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA); Evandro Dantas da Nóbrega, escritor; Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP); Márcio Roberto Soares, ex-secretário-geral do TJPB; e Marcílio Toscano, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Este último é sobrinho trineto de Epitácio Pessoa.
Por Fernando Patriota

















