Conteúdo Principal
Publicado em: 05/05/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Tribunal de Justiça e UEPB devem ampliar parcerias e instituir mestrado para magistrados

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Saulo Henriques de Sá e Benevides, se reuniram com a reitora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Marlene Alves. Eles discutiram a viabilização de um curso de mestrado profissionalizante destinado aos magistrados paraibanos. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), no gabinete da Reitoria, em Campina Grande.

Também participaram da reunião o coordenador de cursos para magistrados, juiz Gustavo Procópio; a gerente Acadêmica da Escola, professora Fátima Pessoa; e o vice-reitor da UEPB, professor Aldo Maciel.

O presidente do Tribunal destacou que “um mestrado para os juízes sediado em nosso Estado representa, sobretudo a permanência dos magistrados em suas unidades judiciárias. É importante dizer que parcerias como essas têm a função básica de aperfeiçoar nossos julgadores”, afirmou Abraham Lincoln.

Marlene Alves mostrou real interesse em firmar a parceria com o Judiciário estadual. “Nosso compromisso é procurar alternativas visando a concretização dessa modalidade de mestrado. Inclusive, já temos um projeto semelhante pronto na área do Direito, sendo analisado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Vamos analisar todas as possibilidades”, adiantou a reitora.

“Já possuímos um elo acadêmico estabelecido com a Universidade Estadual da Paraíba e queremos fortalecê-lo ainda mais, criando o mestrado profissionalizante. O primeiro passo já foi dado. Agora, vamos agendar uma reunião técnica sobre o assunto”, acrescentou o diretor da Esma, Saulo Benevides.

A Escola Superior da Magistratura já trabalha em conjunto com a UEPB. Foram realizadas duas especializações para juízes e servidores. Atualmente, as duas instituições desenvolvem os cursos de Especialização em Direitos Fundamentais e em Prática Judicante, também para funcionários do TJ, magistrados e operadores do Direito.

Doutorado – Ainda foi elencada, durante a reunião, a possibilidade de oferta de vaga para magistrado do Tribunal de Justiça em curso de doutorado. Os representantes das instituições  também debateram em torno sobre um projeto para implantação de curso de pós-graduação para os servidores.

Infância e Juventude – Por outro lado, o presidente do TJPB suscitou em firmar um convênio com a UEPB para a implantação de unidade judiciária na Universidade Estadual. A reitora Marlene Alves recebeu a proposta com extrema receptividade, inclusive sugerindo o funcionamento de vara da Infância de Juventude na UEPB de Campina Grande.

Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611