Tribunal Pleno presta homenagem ao desembargador José Serpa que vai se aposentar na próxima semana
Na ocasião, os desembargadores destacaram, com palavras de afeto e gratidão, a marca do magistrado, como sendo um homem que sempre soube fazer e conservar amigos, além de relembrar fatos da carreira do homenageado, que não compareceu a sessão; o estado de saúde e emocional do desembargador não lhe permitir participar das honrarias.
“Homem das letras, da sua família, convicto em sua religiosidade, é o que, dentro do contexto bíblico, se poderia chamar de um homem de paz”, afirmou o vice-presidente do TJPB, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, na abertura das atividades da pauta de julgamentos.
Ao concluir, sua fala, o vice-presidente ressaltou que o desembargador Serpa retoma a partir da próxima segunda-feira a sua cidadania plena. “Vai desfrutar na aposentadoria o prêmio dos longos anos de trabalho dedicado à Justiça, ao Estado paraibano e brasileiro e à sociedade”.
Dando continuidade aos pronunciamentos, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque assegurou que o homenageado “é um homem privilegiado por ter uma conduta ética e ilibada, bem como deixará uma lacuna no Tribunal de Justiça”.
Para o Corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, além de ser seu vizinho de bancada no Pleno, o desembargador Di Lorenzo “era uma pessoa doce, com um espírito democrático e harmônico”.
Em seguida, os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides, Leandro dos Santos, José Ricardo Porto e Fred Coutinho e o juiz convocado Aluízio Bezerra Filho destacaram a personalidade do homenageado, ao afirmaram que o Di Lorenzo Serpa pautou sua vida dedicada à Deus, à família, aos amigos e ao Judiciário.
Neste sentido, o procurador de Justiça, Marcos Villar Souto Maior, assegurou que ninguém se despede de “quem a gente gosta”. E acrescentou: “A vida continua para o desembargador José Serpa, com sua simplicidade e amor ao próximo”.
A procuradora Mônica Figueiredo, do Ministério Público, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, bacharel Sheymer Asfora, se incorporaram as homenagens prestadas pelo Tribunal de Justiça. “O desembargador José Serpa continuará sendo referência para todos nós.”, destacou Asfora.
Coube a advogado, José Di Lorenzo Serpa Filho, falar em nome dos familiares. Ele agradeceu, na oportunidade, a Deus por ter concedido a graça de seu pai ter trilhado de maneira brilhante em todos os mementos de sua carreira.
Trajetória - José Di Lorenzo Serpa nasceu em João Pessoa, foi promotor de Justiça nas comarcas de Piancó, Caiçara, Alagoa Grande, Campina Grande e da Capital. Exerceu os cargos de corregedor auxiliar do Ministério Público estadual, secretário geral da Procuradoria de Justiça, secretário geral do Tribunal de Contas e também foi professor da Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande, e coordenador do curso de Direito do Unipê.
Em 1996, tomou posse como procurador de Justiça e no ano de 2006 como desembargador no Tribunal de Justiça da Paraíba. É membro da Associação Paraibana de Imprensa e da União Brasileira de Escritores- UBE, com vários trabalhos literários publicados.
Gecom – Marcus Vinícius
[gallery=77]




