Conteúdo Principal
Publicado em: 10/04/2018 - 16h06 Atualizado em: 10/04/2018 - 17h07 Tags: Fórum de Mangabeira

TV Justiça destaca a celeridade processual no Fórum Regional de Mangabeira

A celeridade processual no Fórum Regional de Mangabeira foi destaque na TV Justiça, que exibiu, na noite dessa segunda-feira (9), reportagem produzida pelo Núcleo de TV da Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre a produtividade alcançada pelas seis Varas e dois Juizados da unidade judiciária que, em março deste ano, atingiram a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2018. A matéria foi ao ar, às 18h, no programa Jornal da Justiça, 2ª Edição.

Em março, as Varas e os Juizados do Fórum julgaram um total de 8.869 processos, ultrapassando o percentual estabelecido pelo Conselho para a Meta em questão, que é julgar 80% do acervo inicial. Agora, os servidores trabalham para atingir 100% dos feitos pertencentes à Meta 2, cujo objetivo é julgar os processos mais antigos.

No caso do 1º Grau, a Meta busca, até dezembro de 2018, identificar e julgar pelo menos 80% dos feitos distribuídos até 31 de dezembro de 2014. Já nos Juizados e Turmas Recursais, o alcance se dá com o julgamento de 90% dos distribuídos até 31 de dezembro de 2015.

O cartório unificado de Mangabeira possui três Seções (Cível, Família e Criminal), cada uma com duas Varas. Nos três setores, a priorização dos processos mais antigos e o trabalho em grupo foram destacados pelos servidores e magistrados locais como a principal estratégia para o sucesso do resultado.

O diretor do Fórum e titular do 1º Juizado Regional, juiz Meales Medeiros de Mello, afirmou que o Fórum de Mangabeira concentra as maiores demandas processuais do Estado, mas, também, um elevado índice de atendimento, com o número de processos arquivados superior aos distribuídos. O magistrado lembrou que as varas também possuem o maior percentual de arquivamento, quando comparadas às unidades com mesma competência de João Pessoa e Campina Grande.

Sintonize – A TV Justiça pode ser sintonizada por antena parabólica e, em todo o Brasil, pelas seguintes operadoras: DHT (canal 6), Embratel (canal 120), GVT (canal 232), Oi (canal 21), Sky (canal 167), Star Sat (canal 27) e Telefônica (canal 691).

Para assistir a reportagem, exibida a partir dos 17'35'' do programa Jornal da Justiça - 2ª edição, na TV Justiça, clique no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=_K26jB8MTEo

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711