Conteúdo Principal
Publicado em: 17/10/2018 - 10h59 Atualizado em: 17/10/2018 - 19h50 Tags: Castelo de Bonecas

TV Justiça do STF destaca adesão do Projeto Castelo  de Bonecas à Campanha Sou Amigo do Hospital Laureano

A adesão do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Projeto Castelo de Bonecas, à Campanha Sou Amigo do Hospital Napoleão Laureano é destaque na TV Justiça do Supremo Tribunal Federal. A emissora levou ao ar, nessa terça-feira (16), no programa Jornal da Justiça - 1ª Edição - , reportagem produzida pelo Núcleo de TV da Diretoria de Comunicação do TJPB sobre a entrega ao Hospital de 100 bonecas produzidas por reeducandas do Presídio Feminino Júlia Maranhão, na Capital. 

O Ato ocorreu no dia 26 de setembro, ocasião em que a juíza auxiliar da Vara de Execução Penal da Capital (VEP), Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, e a diretora do Presídio Feminino Júlia Maranhão, Cínthya Almeida, fizeram a entrega das bonecas. O acontecimento faz parte de uma parceria firmada entre a unidade judiciária, a direção do presídio e a instituição médica, que é referência no tratamento do câncer, no Estado da Paraíba.

O Castelo de Bonecas é um trabalho de ressocialização desenvolvido no Presídio, em João Pessoa. Sob a coordenação da juíza Andréa Arcoverde, a iniciativa consiste na produção de artigos artesanais feitos pelas reeducandas da Penitenciaria, com ênfase para a confecção de bonecas de pano. Conta com o apoio do TJPB por meio de suporte financeiro disponibilizado pelo Juizado Especial Criminal da Capital (Jecrim), pelo 1ª Juizado Especial Misto de Mangabeira e pela Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA). 

A magistrada explicou que a ação vai beneficiar tanto as reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão, porque vão fabricar e vender as bonecas para o Hospital Napoleão Laureano, quanto a este, que revenderá às pessoas que queiram ajudar à instituição na arrecadação de fundos para a manutenção do estabelecimento médico.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, disse que esteve em um Hospital de Londrina e constatou que lá existia a venda de uns bonecos confeccionados em Fortaleza (CE), que eram vendidos e a renda destinada ao Hospital. “Eu dei essa notícia à doutora Tereza Lira, que é diretora-geral do Laureano e ela abraçou imediatamente a ideia. Entrou em contato com o pessoal que faz as bonequinhas no Presídio e, aqui, nós estamos recebendo o produto para vendermos”, relatou.

A diretora-geral do Hospital Napoleão Laureano, Maria Tereza Lira Batista, disse que as bonecas artesanais das reeducandas do Presídio Feminino foram colocadas à venda de imediato”.

Para assistir à reportagem, clique na palavra-chave Castelo de Bonecas

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711