VEP faz atendimento a familiares de presos nesta segunda-feira
A Vara das Execuções Penais do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou, nesta segunda-feira (1º), mais um atendimento aos familiares dos presos que se encontram cumprindo pena no regime fechado. Uma palestra motivacional abriu os trabalhos e um texto foi distribuído para leitura e reflexão dos presentes. “Isso ajuda bastante, dá muita força a gente. Contamos muito com a ajuda deles”, revelou Ivanilda Maria, que há oito anos utiliza o serviço, por causa do marido, e faz planos para recomeçarem a vida juntos.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Luzari Bezerra de Macedo, que atua na VEP há 16 anos. O objetivo dos encontros é orientar as pessoas sobre os programas sociais existentes e onde elas podem se encaixar; como evitar dívidas e como utilizar a Defensoria Pública. “Isso é muito importante, porque muitas famílias vendem até o que não tem para tirar alguém da prisão”, alertou a psicóloga.
Depois da palestra e da dinâmica de grupo, vem o momento mais aguardado pelos familiares: o atendimento pela assessoria do magistrado. Até 40 fichas são distribuídas, e eles podem falar sobre o processo, tirar dúvidas e ter uma expectativa sobre a progressão do regime.
Atualmente, a classe social do público que participa desses encontros é bem variada, conforme percebeu a psicóloga Luzauri. Ela atribui essa diversificação à crescente utilização das drogas, que leva os usuários a cometerem crimes, seja pela busca, seja por estarem sob efeito dessas. “Mesmo nas classes mais altas, uma hora a família para de bancar o vício. Se esgota. E então, começa o ciclo”, observou.
Por Gabriella Guedes



