Conteúdo Principal
Publicado em: 12/07/2013 - 14h59 Atualizado em: 12/07/2013 - 15h30

“Vida e Saúde” promove assistência preventiva a magistrados e servidores do Poder Judiciário

O programa “Vida e Saúde”, ligado à Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba, promoveu mais de mil atendimentos relacionados à saúde dos servidores e magistrados, neste ano. Com início no mês de fevereiro, o programa foi idealizado pela atual gestora do TJ, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, com o objetivo de oferecer, além de tratamentos médicos, uma assistência preventiva aos servidores, principalmente em relação à doenças ocupacionais, como LER e Dort.

A responsável direta pelo programa é a fisioterapeuta e acupunturista, Valéria Beltrão, vinculada à Assessoria da Presidência. Seu trabalho tem englobado fisioterapia convencional e terapias alternativas diversas, tais como acupuntura, reflexoterapia, terapias manuais osteopatia, auriculoterapia, entre outras.

“Os resultados têm sido positivos e a procura é crescente, porque é um serviço que oferece uma visão holística ao servidor, analisando o todo. Além disso, tratamos questões que envolvem a parte psíquica, como ansiedade e depressão, além do que estas terapias oferecem mais equilíbrio ao controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, explicou a fisioterapeuta.

Ela acrescentou que qualquer servidor pode recorrer a um dos tratamentos alternativos oferecidos. “Primeiro é feita uma avaliação criteriosa, para definirmos o tratamento específico e individualizado para cada um, de acordo com as próprias necessidades”, disse. Quando o caso foge da área, o servidor é encaminhado para o setor médico, onde o caso será aprofundado com exames complementares.

Melhorias - Para implementar melhorias nos serviços prestados, o Setor passou recentemente por uma reforma e ampliação. Mas existe um projeto em andamento, que oferecerá uma estrutura mais completa. No momento, os serviços são prestados em duas cabines voltadas para acupuntura e uma para fisioterapia, no Setor Médico do Anexo Administrativo.

Outra medida que está em vias de conclusão é a disponibilização de um questionário que, além da identificação de todos os servidores, será uma anamnese para que se conheça os problemas relacionados à saúde de cada um. “Isso fornecerá uma linha de ação do que deverá ser implementado em termos de Saúde em determinadas regiões da Paraíba. É uma visão maior da saúde do servidor e de suas necessidades”, declarou Valéria. O documento se encontra com uma equipe de avaliação e deve ser disponibilização até o próximo mês.

Entre os projetos que devem ser implementados em breve, destacas-se o “Despertar Saúde”, que trará informações sobre o assunto na Intranet. “Traremos informações relacionadas à diversas áreas da Saúde, cartilhas virtuais, artigos interessantes, bem como calendários de atendimento da Gerência e os projetos de terapias alternativas.

O “Qualidade de Vida em Ação” - projeto que já foi experimentado nos Fóruns Cíveis (8 de março), Fórum Criminal (25 de abril), além do Anexo Administrativo do TJ (26 de abril) – também será retomado, devido à aprovação e eficácia. Conforme Valéria, o projeto foi responsável por 493 atendimentos durante estas versões. São médicos, enfermeiros e fisioterapeutas (com as terapias alternativas inclusas) oferecendo serviços num dia escolhido para cuidar da saúde.

Valéria Beltrão revelou ainda que em breve o setor deve oferecer também os serviços de quick massagem (massagem especializada numa cadeira e realizada em poucos minutos), pilates laboral e outros projetos que estão em andamento.

Gecom - Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711