Visita ao Museu do TJPB estimula estudantes de Direito a mirar carreira de juiz
Livros, objetos, togas antigas, processos de séculos passados. Detalhes da história do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) que encheram os olhos do grupo de estudantes da Liga Acadêmica de Direito Civil e Processual Civil (LAPDC) que visitou o Museu do Poder Judiciário nesta terça-feira (29). Ao conhecer essas particularidades, muitos deles se sentiram estimulados a seguir a magistratura e um dia também fazer parte desse mundo.
A vice-presidente da Liga, Melina Sampaio Lins, observou que a visita ao Museu do Poder Judiciário oportuniza os alunos a vivenciar a prática judiciária. “A gente teve essa ideia de fundar um projeto, uma Liga Acadêmica, para trazer o conhecimento mais prático, a vivência jurídica. Eu, particularmente, tenho um sonho no meu coração de prestar concursos na magistratura. Só de estar aqui e me imaginar, é muito especial, e também dá uma força, um ânimo a mais”, colocou.
Para Lara de Oliveira Araújo, a visita não é uma novidade. Ela percorre os corredores do TJPB desde criança. É que os avós e uma tia trabalham no prédio. Conhecer o Judiciário desde criança foi o que a motivou a optar pelo curso de Direito e, futuramente, concorrer a uma vaga de juíza.
“Eu já tenho uma história aqui no Tribunal de Justiça, porque eu visito desde criança, pelos meus avós, pela minha tia que também trabalha aqui. Tenho muita nostalgia quando eu venho aqui e percebo as mudanças. Quando eu vim aqui, na infância, era completamente diferente. Tem uma mudança muito grande, percebo que está evoluindo”, contou.
Sobre a LAPDC - A Liga Acadêmica de Direito Civil e Processual Civil (LAPDC) é um espaço dedicado ao aprimoramento acadêmico e profissional dos estudantes de Direito que visa promover a integração entre o conhecimento teórico e prático por meio de atividades como palestras, workshops e projetos de pesquisa. O objetivo é fortalecer a formação dos futuros profissionais do Direito, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo e discussão de temas relevantes nas áreas de Direito Civil e Processual Civil.
Como agendar - O agendamento das visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário é realizado por meio dos telefones: (83) 3612-6797 e (83) 99143-7273 (WhatsApp). A solicitação pode ser feita, também, pelo e-mail - museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.
Por Nice Almeida
Fotos: Ednaldo Araújo