Conteúdo Principal

Formatos de Arquivos

O portal do Tribunal de Justiça da Paraíba disponibiliza arquivos para o público em diversos formatos, dependendo da finalidade do mesmo e do tipo do conteúdo. Segue, abaixo, um descritivo dos principais formatos utilizados pelos documentos publicados neste portal.

PDF

O PDF (Portable Document Format) é o formato utilizado na maioria dos arquivos disponibilizados neste portal. Os documentos em PDF podem conter textos, gráficos e imagens e, geralmente, não são editáveis.

Para visualizar o conteúdo de tais arquivos, o usuário precisará de um software leitor de PDF, como por exemplo, o Adobe Acrobat Reader ou o Foxit Reader, ou dependendo do caso, o próprio navegador pode abri-los.

Microsoft Office

As extensões .doc, .docx, .xls e .xlsx são utilizadas por arquivos da suíte de escritório do Microsoft Office. O formato doc(x) é utilizado por documentos que podem conter textos, gráficos e imagens, e geralmente são utilizados quando se deseja que o usuário possa editar o arquivo após baixá-lo. O formato xls(x) diz respeito à planilhas eletrônicas, muito utilizada para tabelas e relatórios.

Obs.: O "x" no final da extensão diz respeito a uma versão mais recente do formato.

Para abrir esses arquivos, é necessário possuir a suíte de escritório Microsoft Office, mais especificamente, o Microsoft Word para arquivos doc(x) e o Microsoft Excel para arquivos xls(x). No entanto, as suítes LibreOffice/OpenOffice, bem como o Google Docs, também podem abrir tais arquivos, embora haja um risco de que a formatação original ou alguns recursos mais avançados sejam perdidos. Na maioria dos casos, esses prejuízos são mínimos.

Open Document Format

As extensões .odt e .ods (entre outras), fazem parte do padrão OpenDocument para arquivos de escritório. São análogos aos formatos doc e xls, respectivamente, com a diferença de serem um padrão aberto e independente.

Para abrir tais documentos, é necessário ter instalado a suíte LibreOffice (ou OpenOffice), sendo o Writer para os arquivos odt e o Calc para os arquivos ods. Alternativamente, a suíte Google Docs também pode abrir esses arquivos, embora possa haver perda da formatação original ou de recursos mais avançados.