Vice-presidente do TJPB recebe visita do prefeito de Guarabira
Prefeito Zenóbio revela ao desembargador Porto
que Guarabira prepara homenagem a Sílvio Porto
A história e o legado do tribuno, político e magistrado Sílvio Pélico Porto irão ficar gravados definitivamente e fisicamente em dois emblemáticos espaços do cenário da cidade de Guarabira; um no Museu da Imagem e do Som e, outro, no Centro de Documentação do Município. A homenagem a Sílvio Porto foi o tema do encontro entre o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Ricardo Porto (filho de Sílvio), e o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, na manhã desta quinta-feira (30).
O desembargador Ricardo Porto disse que se “sentiu honrado” poder receber, em seu Gabinete, a visita do prefeito Zenóbio Toscano, momento em que o gestor municipal revelou a homenagem que a cidade de Guarabira está preparando para o seu pai. “A visita é de cortesia, mas com grande valor sentimental, vez que Zenóbio e meu pai foram amigos”, declarou o desembargador.
Ricardo Porto disse, também, que por conta da homenagem que Guarabira prepara ao seu genitor, a visita tomou uma dimensão emocional. “A visita, e principalmente o motivo da visita, me comoveu muito. Além de amigo da família, o prefeito Zenóbio, na condição de gestor, mostra sua grandeza administrativa, ao homenagear um homem público que, segundo suas palavras, fez muito por Guarabira. O gesto de Zenóbio toca a nossa alma, pela homenagem anunciada e, sobremaneira, pelo trato com os amigos, o que o faz sempre de forma lhana”, ressaltou Ricardo Porto.
O prefeito Zenóbio Toscano disse que Guarabira, que é referência cultural da região do Brejo e do Estado, que já conta com um Centro de Documentação, agora avança com a instalação do Museu da Imagem e do Som do Município. “E, dentro desse trabalho, haverá um espaço reservado ao magistrado Sílvio Porto, que muito fez por Guarabira”, afirmou.
O prefeito disse também que veio ao encontro de Ricardo Porto não apenas para revelar a homenagem que a cidade prepara para Sílvio Porto mas, também, para colher material, do pai do atual desembargador, tais como fotos, manuscritos, livros e utensílios, que comporão o acervo do museu e do arquivo.
“Guarabira deve muito a Sílvio Porto. Sílvio, como deputado e secretário de Estado, carreou muitos benefícios para o Município e, também, para a região. Ele chegou à cidade juntamente com Osmar de Aquino, filho ilustre da terra; eram contemporâneos, ambos advogados, e Sílvio se incorporou a Guarabira. Ele participou de muitas campanhas políticas no município. Foi um figura muito presente na história de Guarabira”, comentou Zenóbio Toscano.
O gestor municipal revelou que, por merecimento, chegou a hora de homenagear um grande homem público que “muito fez” por Guarabira. “Estamos instalando o Museu da Imagem e do Som no Município, em um belo Casarão centenário, que foi totalmente restaurado. E, logicamente, não poderia estar ausente a figura de Sílvio Porto. Por outro lado, nós temos em Guarabira o Centro de Documentação, instalado também em outro imponente casarão. Nele, há um espaço dedicado a Osmar de Aquino e, outro, ao ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima. Agora, chegou a hora de contar com uma exposição permanente de Sílvio Porto”, finalizou.
Por Valter Nogueira