Conteúdo Principal
Publicado em: 24/07/2013 - 13h56 Atualizado em: 24/07/2013 - 14h16

Alunos aprovados em seleção já estão estagiando em unidades judiciárias do Tribunal de Justiça da Paraíba

O Tribunal de Justiça da Paraíba convocou 172 alunos universitários, que já estão prestando estágio remunerado nas unidades do Poder Judiciário estadual. Eles foram selecionados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para preencher gradativamente 500 vagas no Judiciário paraibano. Nessa primeira etapa, serão chamados 280 estudantes para vagas remanescentes de estágio em todas as comarcas do Estado, segundo informação da Gerência de Gestão de Pessoas do Tribunal.

Quatro desses convocados, estão atuando como estagiários do Curso de Administração, desde a semana passada, na Gerência de Controle e Acompanhamento do Tribunal de Justiça da Paraíba. A aluna Kátia Monteiro da Silva, ao falar do estágio no Poder Judiciário paraibano disse. “É interessante atuar no Tribunal de Justiça, principalmente, pela oportunidade de conhecer um pouco do perfil administrativo deste poder e, com isso, ter uma maior experiência profissional”, ressaltou.

Jéssica Heloísa Higino Gomes, do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, enfatizou: “sendo um órgão diferente de empresa privada, temos uma liberdade maior de colocar em prática o conteúdo de sala de aula com o que aprendemos no período de estágio”.

Já a estudante Anne Lins Vasconcelos, da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, reconheceu a importância do estágio em unidades do Poder Judiciário e que para ela representa um grande diferencial , o conhecimento na área de gestão pública. “Nós que viemos de empresa privada buscamos esse referencial como futuros administradores”, ressaltou.

De acordo com a Gerência de Gestão de Pessoas, além das 172 vagas preenchidas, 20 estão aguardando retorno das Certidões Negativas, 35 vagas são de candidatos que estão sendo convocados para apresentar documentação. Por fim, restam 53 vagas pendentes que ainda estão sendo trabalhadas pelo Centro-Escola (CIEE).

Vagas - Um total de 500 vagas estão disponibilizadas e serão preenchidas a medida da necessidade da administração do Judiciário estadual. O valor atual da bolsa-auxílio para estagiários do ensino superior é de R$ 501,61, além de R$ 41,80 de auxílio-transporte, para uma jornada de 4 horas de estágio, de segunda a sexta-feira.

A maior parte das vagas é destinada a alunos do curso de Direito, que atende a demanda das unidades judiciárias de 1ª e 2ª Instâncias. Foram chamados 167 estudantes, sendo 22 para o Anexo Administrativo do TJPB, 72 para as comarcas do interior, 60 para a Grande João Pessoa, e 13 para Campina Grande.

Já para os outros cursos foram convocados 122 alunos para as comarcas onde há vagas previstas no Edital. Em Administração foram 24, Arquitetura um, Arquivologia oito, Biblioteconomia dois, Engenharia três, Estatística um, Contabilidade nove, Economia dois, Jornalismo dois, Informática nove, Pedagogia 13, Psicologia 22, Serviço Social 21, Publicidade um, Relações Públicas três e Turismo um.

O processo de seleção para estágio no Tribunal de Justiça ocorreu em conformidade com o Ato nº 29/13, da Presidência do TJPB. Os estágios são distribuídos pelas diversas unidades administrativas e judiciais do Estado. O Ato foi publicado no Diário da Justiça, edição do dia 21 de abril, e faz parte do programa de concessão de bolsas de estágio remunerado, firmado entre o Poder Judiciário e o CIEE.
Gecom - Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711