Ceja entrega prêmios a alunos vencedores dos concursos de redação, frase e desenho
Os alunos vencedores, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, receberam notebooks e tabletes, além de livros didáticos.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, presidiu a mesa de autoridades e falou da importância dos dois concursos. “Todos os participantes estão de parabéns. Os concursos já fazem parte do calendário anual da Corregedoria e é uma forma de valorizar a adoção em seu alcance social e familiar. Quero também parabenizar a equipe da Ceja, pelo excelente trabalho desenvolvido”, comentou.
De acordo com a secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, participaram dos concurso alunos de 116 escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa e cidades vizinhas. Foram inscritos 3.293 trabalhos, sendo selecionados 30 redações, 25 frases e 09 desenhos, para avaliação da Comissão Julgadora. “Nosso objetivo é incentivar, de forma consciente, o ato da adoção. Para isso, recebemos o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Corregedoria Geral de Justiça para a realização dos referidos concursos”, declarou a secretária, que é psicóloga.
Foram parceiros do TJPB e da CGJ a Coordenadoria da Infância e Juventude da Paraíba, o Ministério Público, a 1ª Regional de Ensino do Estado e as secretarias de Educação dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.Cada participante concorreu, individualmente, com um trabalho. De acordo os critérios estabelecidos pela comissão do VII Concurso de Redação, texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético teve que ser original e inédito. “Os alunos também tiveram que manter uma coerência pertinente ao tema, com ideias e vocabulários compatíveis a sua categoria”, explicou Cananéa. A Comissão considerou positiva a participação das escolas, até porque, o objetivo maior é fomentar a discussão sobre adoção de forma legal e consciente.
Homenagem - A Comissão Estadual Judiciária de Adoção, durante a entrega dos prêmios, homenageou a servidora da Ceja, Rosa Emília Albuquerque de Melo, que faleceu há 30 dias. “Sempre foi uma pessoa alegre, amiga e excelente profissional”, comentou Ana Cananéa, depois de ler uma mensagem em nome de todos que compõem a Corregedoria Geral de Justiça. Ainda em sua homenagem foi respeitado um minuto de silêncio.
Resultado Final
Redação
6º Ano
1º lugar: Ana Caroline Roline Ferreira de Oliveira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenelon Câmara, João Pessoa
2º lugar: Camila Ferreira Gomes Codevilla, Colégio GEO SUL, João Pessoa
7º Ano
1º lugar: Ana Gabrielly Silva Gomes , Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo
2º lugar: Ana Júlia Fernandes Brito Ameno, Colégio Motiva Ambiental, João Pessoa –
8º Ano
1º lugar: Gabriel Ferreira Gonçalves, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo
2º lugar: Guilherme Araújo Costa, Escola Municipal Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Cabedelo
9º Ano
1º lugar: Fernanda Pereira Reis, Escola Municipal Maria Pessoa Cavalcanti – Cabedelo
2º lugar: Rubênia Rosas da Silva, Escola Municipal Professora Zélia Correia do Ó – Alhandra
Frases
1º lugar
Adoção: Para este ato não existem fronteiras
Williane Ribeiro Chaves – 5º ano – E.E.E.F. Gonçalves Dias – João Pessoa
2º lugar
Sou adotado! Sou feliz.
João Vitor Bispo França – 3º ano
E.E.E.F. Des. Botto de Menezes
Desenhos
1º lugar – Fabrício Ferreira de França Soares – 4º ano – E.E.E.F. Coração Divino – João Pessoa
2º lugar – Letícia Mendes da Silva – 5º ano – E.M. Padre Bartolomeu de Gusmão – João Pessoa
Por Fernando Patriota





