Conteúdo Principal
Publicado em: 30/11/2015 - 14h22 Atualizado em: 30/11/2015 - 14h28 Tags: Comissão de Segurança, Comissão Segurança

Comissão de Segurança do TJPB se reúne com integrantes da Superintendência da Polícia Civil

Na pauta foi discutida a proposta de criação de um Gabinete da Assessoria Polícia Cívil junto ao TJ

A reunião aconteceu no anexo do TJPB

Membros da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante reunião na manhã desta segunda-feira (30), no anexo administrativo do TJPB, discutiram com representantes da Superintendência da Policia Civil do Estado, a proposta para criação de um Gabinete de Assessoria Policial Civil da Presidência do Tribunal de Justiça.

Na última reunião da Comissão já havia sido discutida a possibilidade da criação do gabinete junto ao TJ, visando a segurança dos magistrados, por conta de algumas demandas que requerem uma segurança redobrada. A vinda do superintende da Policia Civil do Estado, Marcos Paulo dos Anjos Vilela, foi de tratar da possibilidade da implantação do gabinete.

“Desta vez, junto com a Associação dos Delegados da Policia Civil, tratamos da possibilidade de estreitar as relações da policia judiciária, no caso a Policia Civil, com o judiciário. Por exemplo, saber de uma necessidade que existe em uma determinada comarca em relação à policia civil. Esse gabinete ajudaria a resolver uma situação dessa”, esclareceu o superintende.

Segundo Marcos Vilela, o gabinete também serviria para que o próprio judiciário conhecesse a estrutura da polícia civil de uma maneira mais rápida, como também a própria policia civil conhecesse a estrutura do poder Judiciário. “Esse gabinete teria atribuições muito mais amplas para que, realmente, as duas instituições pudessem se fortalecer mais ainda”, ressaltou.

Já para o juiz Ricardo Vital a proposta do gabinete traz um passo a mais na concretização de uma ação que já vem sendo implantada em outros Tribunais de Justiça e que já apresenta dados vitoriosos. Após análise e desenvolvimento da proposta provocada pela Policia Civil e a coleta de alguns dados, o magistrado Ricardo Vital será o relator para exposição à presidência do TJPB.

“Os benefícios da proposta são grandes e variados, tanto no apoio das necessidades institucionais, quanto na executoriedade em relação às consultas sobre aspectos de investigação mais céleres, que não se encontram materialmente tão disponíveis ao ofício mais formal de cada magistrado, e nas questões envolvendo segurança pessoal”, realçou Ricardo Vital.

Participaram também da reunião o presidente da Comissão, desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho; o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Carlos Neves da Franca Neto; o delegado Steferson Vieira, e o gerente de Segurança Institucional do Tribunal, coronel Gilberto Moura Santos.

Por Laíse Santos (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711