Corregedoria do TJ-PB, ANOREG-PB e FARPEN concluem informatização de todos os cartórios de registro civil do Estado
Com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, uma importante parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça do TJ-PB e a ANOREG-PB (Associação dos Notários e Registradores do Estado da Paraíba) acaba de viabilizar o financiamento de mais 41 kits de Informática para cartórios de registro civil, fazendo parte dos pacotes inclusive as indispensáveis impressoras, que complementam os computadores e seus outros periféricos.
A entrega dos equipamentos ¿ microcomputadores, impressoras etc ¿ ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, no Auditório "Desembargador Sebastião Sinval Fernandes" do Complexo Judiciário do Altiplano do Cabo Branco, sede tanto da Corregedoria-Geral de Justiça quanto da ESMA (Escola Superior da Magistratura).
CARTÓRIOS INFORMATIZADOS
Essa entrega de computadores e demais unidades informacionais ocorreu na presença de várias autoridades, a exemplo do corregedor-geral de Justiça, desembargador Júlio Paulo Neto, que dirigiu o encontro, e do presidente da ANOREG-PB, Dr. Germano Toscano de Brito.
Com a medida, todos os cartórios de registro civil da Paraíba, tanto na Comarca da Capital como no Interior, encontram-se agora informatizados.
PREOCUPAÇÃO DO TJ-PB
Isto constitui grande avanço, também no sentido de agilizar a própria atuação da Justiça, como deseja o desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, segundo frisou o desembargador Júlio Paulo Neto, corregedor-geral de Justiça do TJ-PB, em declarações ao jornalista Fernando Patriota, que cobriu a cerimônia de entrega desses equipamentos para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano.
De acordo com o que declarou o desembargador-corregedor-geral Júlio Paulo Neto, a Paraíba é um dos Estados mais preocupados do País com o desempenho dos cartórios de registro civil.
EXEMPLO PARA O PAÍS
¿ Hoje ¿ disse ele ¿ somos um exemplo para o Brasil, graças ao apoio que nos tem dado o Fundo de Apoio do Registro das Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (FARPEN-PB).
Este fundo ¿ na prática, um Fundo de Apoio ao Registrador Civil ¿ conseguiu arrecadar nos últimos seis anos mais de R$ 2,5 milhões, com a finalidade de dar suporte financeiro para ajudar os cartórios de registro civil, conforme ainda frisou o desembargador Paulo Neto, que, na qualidade de corregedor-geral de Justiça do Poder Judiciário paraibano, é, automaticamente, presidente do Conselho Gestor do FARPEN-PB.
DUZENTOS EQUIPAMENTOS
Com a nova entrega de equipamentos, todos os cartórios paraibanos estão agora devida e totalmente informatizados, como frisou da mesma forma o desembargador-corregedor-geral Júlio Paulo Neto.
Já o presidente da ANOREG-PB, Dr. Germano Carvalho Toscano de Brito, assegurou que, com a entrega destes 41 kits de Informática, compostos de computadores completos, impressoras e outros equipamentos, o FARPEN totaliza mais de 200 equipamentos entregues aos cartórios de registro civil em todo o Estado.
¿ O financiamento dos computadores e demais equipamentos é feito em 24 módicas parcelas mensais, não sendo cobrados juros ¿ explicou ainda o tabelião Germano Toscano de Brito.
CONSELHO GESTOR
O Conselho Gestor do Fundo de Apoio ao Registro das Pessoas Naturais (FARPEN) é constituído pelo desembargador Júlio Paulo Neto (corregedor-geral de Justiça e presidente do Conselho); pelo juiz-corregedor auxiliar, Dr. Onaldo Rocha Queiroga; pelo Dr. Romero Carneiro Feitosa, juiz do Registro Público da Comarca da Capital; pelo Dr. Germano Carvalho Toscano de Brito, presidente da ANOREG-PB (Associação dos Notários e Registradores da Paraíba); e pelo Dr. Válber Azevedo de Miranda Cavalcanti, presidente da ARPEN-PB.
A ARPEN-PB é Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraíba.



