Conteúdo Principal
Publicado em: 02/04/2025 - 09h31 Atualizado em: 02/04/2025 - 16h57 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, ‘Abril Verde’

‘Abril Verde’: Palácio da Justiça em tons verdes alerta a sociedade sobre segurança no trabalho

-

O mês de abril é marcado por uma importante campanha de conscientização: ‘Abril Verde’. Esse movimento tem como objetivo alertar a sociedade sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e promovendo condições dignas para os trabalhadores. O Tribunal de Justiça da Paraíba é uma das instituições que está engajada na campanha e, durante este mês, a fachada do Palácio da Justiça, um dos prédios mais imponentes do Estado, estará iluminado com a cor verde.

-
Desembargador Fred Coutinho

Este mês não deve ser apenas um período de reflexão, mas um estímulo para que a segurança e a saúde no trabalho sejam prioridades constantes na sociedade. Afinal, um ambiente de trabalho seguro é um direito de todos e uma responsabilidade coletiva”, comentou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

A iniciativa do TJPB atendeu a uma solicitação do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), por meio do Programa Trabalho Seguro, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho, além de reforçar a necessidade de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Esta ação vai contribuir, significativamente, para aumentar a visibilidade da mobilização e fortalecer a adesão da sociedade a esse importante movimento”, comentou o desembargador do Trabalho e cogestor do Programa Trabalho Seguro, do TRT da 13ª Região, Wolney de Macedo Cordeiro.

-

A escolha do mês de abril está relacionada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril. No Brasil, a cada 49 segundos, são registrados acidentes laborais. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho. O mesmo Observatório revela que a cada três horas, no Brasil, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho e mais de R$ 150 milhões são gastos com afastamentos de funcionários por conta dos acidentes.

Especialistas apontam que investir em treinamentos, fiscalização, melhoria das condições de trabalho e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são medidas essenciais para evitar acidentes. Além disso, a valorização da saúde mental no trabalho é cada vez mais necessária, considerando o impacto do estresse e do esgotamento profissional na qualidade de vida dos trabalhadores.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711