TJPB participa do 1º FestLabs Nordeste e reforça compromisso com a inovação no Judiciário
“Resgatando a inovação, conectando o futuro”. Este foi o tema do 1º FestLabs Nordeste 2025, realizado em São Luís (MA), nos dias 24 e 25/04. Dentro da Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário estadual, uma comitiva do Tribunal de Justiça da Paraíba participou do evento, que objetivou fomentar o intercâmbio de boas práticas, incentivar a criação de soluções inovadoras e fortalecer a modernização do Judiciário, com foco nos desafios e nas oportunidades específicas da região Nordeste.
“A participação da equipe do TJPB no FestLabs Nordeste simboliza um novo momento para o judiciário paraibano, que passou recentemente por uma reestruturação estratégica”, ressaltou o coordenador do Centro de
Inteligência, Inovação e Governança (CEIInGov), juiz Jeremias de Cassio Carneiro de Melo, que integrou a comitiva do Tribunal, junto com a coordenadora de Inovação, Tatyanna Nadabia de Souza Lima Paes, e a servidora Aline Fernandes da Nóbrega.
Segundo pontuou o magistrado, a criação da Coordenação de Inovação, subordinada à nova Gerência de Planejamento do Tribunal de Justiça, integra as ações da gestão do presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, voltadas à modernização dos serviços prestados à sociedade, com ênfase em metodologias ágeis, escuta ativa e soluções colaborativas.
“Além de reafirmar o compromisso institucional com a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário, destacando a inovação tecnológica como vetor estratégico na transformação institucional e no aprimoramento dos serviços públicos”, enfatizou o juiz Jeremias Melo.
Para Tatyanna Nadabia de Souza: "É uma oportunidade importante para reforçar o papel da inovação como ferramenta de melhoria contínua dos serviços do Judiciário". Ao participar de painéis, oficinas e dinâmicas interativas, a equipe do TJPB buscou novas práticas e experiências que irão fortalecer o ecossistema de inovação do Tribunal.
Por sua vez, a servidora Aline Fernandes salientou que a experiência adquirida será fundamental para a implementação de novas iniciativas, ampliação de parcerias e desenvolvimento de soluções que aproximem ainda mais a Justiça da sociedade. “Com essa iniciativa, o TJPB avança na construção de um judiciário mais acessível, eficiente e conectado às reais necessidades da população”, realçou.
A programação do 1º FestLabs Nordeste 2025 incluiu discussões sobre a importância da inovação com propósito, apresentação da plataforma Jus.Br, oficinas colaborativas, a experiência da Rede de Inovação pelo Maranhão (RIMA) e um bate-papo entre coordenadores de laboratórios de inovação da região.
Por Lila Santos e fotos do TJMA