Conteúdo Principal
Publicado em: 06/10/2025 - 10h11 Atualizado em: 06/10/2025 - 15h39 Tags: Laboratório de Inovação, Lynaldo Cavalcanti

TJPB cria Laboratório para fomentar iniciativas inovadoras e ações de governança

Prédio sede da Esma
O laboratório vai funcionar em ambiente da Esma

A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba instituiu o Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti (Lyno), no âmbito do Poder Judiciário estadual, com a finalidade de fomentar e gerenciar iniciativas inovadoras, visando à modernização, eficiência e melhoria contínua dos processos administrativos e judiciais. O Ato nº 137/2025, assinado pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, oficializou a criação do Laboratório e foi publicado no Diário de Justiça eletrônico (DJe) desta segunda-feira (6).

O Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti está vinculado à Coordenação de Inovação e sua coordenação ficará a cargo de magistrado(a) designado(a) pela Presidência do Tribunal para exercer, também, a coordenação do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do Poder Judiciário do Estado da Paraíba (CEIInGov). A iniciativa considerou, entre outros pontos, a Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política de Inovação no Poder Judiciário.

A Presidência do TJPB ainda observou os macrodesafios definidos pelo CNJ e sua incorporação ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário da Paraíba, além da importância de estabelecer diretrizes para o recebimento, triagem, avaliação e desenvolvimento de ideias inovadoras, como ainda a necessidade de fomentar a cultura da inovação no Tribunal de Justiça da Paraíba.

-
O Laboratório traz o nome de Lynaldo Cavalcanti

Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Campina Grande (PB), em 8 de dezembro de 1932, e foi considerado uma referência no setor de ciência, tecnologia e inovação do país. Atuou como membro do conselho deliberativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante os anos de 1973 e 1974. Lynaldo Cavalcanti morreu no dia 6 de janeiro de 2011.

Reitor - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lynaldo foi convidado a assumir a Secretaria de Obras de Campina Grande, onde ficou até o ano de 1959. Em sua trajetória também é destacada a função de reitor da Universidade Estadual da Paraíba, de 1973 a 1975.

Em sua gestão como presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1980 a 1985, criou o primeiro parque tecnológico do país com incubadora de empresas, além de atuar junto aos estados e municípios para a criação de secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia. Nessa época também incentivou a criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711