Estudantes do curso de arquivologia visitam Museu do TJPB e Museu de Epitácio Pessoa
Estudantes de vários estados do país que estão participando do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEAra) estiveram, nesta quinta-feira (23), fazendo uma visita guiada ao Museu do Poder Judiciário e à Cripta de Epitácio Pessoa, instalados no Palácio da Justiça - prédio sede do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ao todo, 33 visitantes percorreram o hall térreo, o hall superior, o Pleno Histórico, o Salão Nobre e a Cripta do presidente Epitácio Pessoa.
O grupo — formado por estudantes vindos do Pará, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Brasília — foi recepcionado pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e acompanhado pelo servidor Marcos Alcântara.
“Você vê a satisfação no olhar na participação de cada um desses estudantes que aqui comparecem, levando um pouco da nossa história e a surpresa que eles sentem ao presenciar e testemunhar, aqui, a nossa história. Então, para nós que estamos na frente da presidência, é uma honra abrir as portas para a sociedade e abrir as portas principalmente para o mundo estudantil”, destacou o desembargador Fred Coutinho.
A iniciativa integra as atividades da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidida pelo desembargador Onaldo Rocha de Queiroga, e tem como objetivo aproximar a Justiça da sociedade, oferecendo à população a oportunidade de conhecer a história do judiciário estadual. Desde agosto, o Museu do TJPB já contabiliza mais de 550 visitas realizadas por estudantes, turistas e demais interessados em conhecer o acervo e a trajetória da Justiça paraibana.
Mônica Costa, estudante de arquivologia da UFPB e monitora do grupo, afirmou que a experiência reforça o valor do encontro para a formação acadêmica: “É uma satisfação e um prazer conhecer a história da Justiça paraibana e trazer estudantes de arquivologia de outros estados para conhecer a história do nosso estado e os documentos históricos que estão expostos aqui.”
Para Eduarda dos Santos, estudante de Santa Catarina, a visita teve caráter comparativo e profissional: “Eu fiquei bem interessada porque eu já trabalho no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no setor de utilização, conservação e preservação, então é muito interessante pra mim estar aqui, conhecer um pouco deste tribunal, ver como funciona e perceber as semelhanças.”, comentou a estudante.
Agendamento — Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelo (83) 98657-7058 (WhatsApp) ou por e-mail: museu@tjpb.jus.br.
Por Ludmila Costa
Fotos: Ednaldo Araújo




















