Treinamentos do projeto Acesso Seguro reforçam segurança no Sertão
A segurança nas Comarcas de Princesa Isabel, Água Branca, Teixeira e Patos foi reforçada e aprimorada com a conclusão, nesta quarta-feira (5), de uma série de treinamentos voltados à revisão e padronização dos procedimentos de segurança. As atividades integram o Projeto Acesso Seguro, iniciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) voltada à proteção dos prédios do Judiciário estadual e das pessoas que neles circulam.
O projeto é coordenado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida. As inspeções técnicas promovidas têm o objetivo de uniformizar, de forma correicional e preventiva, os procedimentos de ingresso e permanência de pessoas nas unidades judiciárias, em conformidade com as diretrizes da Resolução nº 11/2017.
De acordo com o coordenador do Projeto, Jardel Rufino Sá, cerca de 25 profissionais participaram dos treinamentos — entre militares, servidores, gerentes e agentes de segurança das respectivas comarcas. As capacitações abordaram o uso de equipamentos, protocolos operacionais e o funcionamento do sistema de controle de acesso “Visit”, software responsável pela gestão informatizada das entradas, saídas e circulação de visitantes nas dependências do Poder Judiciário estadual.
Recepção positiva nas Comarcas
O ciclo de treinamentos teve início na Comarca de Princesa Isabel. Para a gerente do Fórum, Clenilda Rodrigues, a iniciativa fortalece a gestão da segurança e otimiza o uso do sistema informatizado.
“A cada dia aprendemos o quanto esse Projeto é importante. O aprimoramento da segurança enriquece a Comarca e reforça a proteção à magistrada, aos servidores, procuradores, advogados e a todos os jurisdicionados que trabalham ou frequentam a unidade. Aprendemos muito com os treinamentos”, afirmou.
Na Comarca de Água Branca, o gerente Jairo Félix de Morais Silva ressaltou a importância da visita técnica, que não ocorria havia cinco anos.
“Serviu para tirar muitas dúvidas da equipe de segurança local e foi muito proveitoso. É importante que haja visitas técnicas sempre que possível para atualizar as equipes com as novidades na área de segurança”, avaliou.
Em Teixeira, o gerente Riccelli Guedes Rabelo também elogiou a ação. “Muito importante para fortalecer o controle de acesso às dependências das unidades judiciárias, garantindo uma maior segurança para magistrados, servidores e todos os jurisdicionados. Parabenizo toda a equipe do Projeto pela eficiência”, disse.
O ciclo de treinamentos foi concluído nesta quarta-feira (5), na Comarca de Patos, encerrando mais uma etapa do Projeto Acesso Seguro no Sertão paraibano.
Por Gabriela Parente












