Desembargador João Benedito é homenageado pelo IV Congresso Paraibano de Direito Penal
O desembargador João Benedito da Silva, presidente do Comitê Permanente de Promoção da Equidade Racial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi homenageado pela organização do IV Congresso Paraibano de Direito Penal, realizado em Campina Grande. O evento também prestou homenagem à presidente do Tribunal Superior Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha.
Em razão de outros compromissos previamente agendados, o desembargador João Benedito não pôde comparecer à solenidade. No entanto, na manhã desta quinta-feira (6), o magistrado recebeu as homenagens pessoalmente: um poema e um soneto que retratam sua trajetória de vida e sua carreira no Judiciário.
As obras foram escritas pela estudante de Direito Camila Holanda Aragão, que destacou, em seus textos, que a história do desembargador é inspiradora e marcante para juristas e cidadãos paraibanos.
A entrega das homenagens foi realizada pela advogada e coordenadora do congresso, Rafaela Jales, que ressaltou o simbolismo do reconhecimento. “O desembargador João Benedito é uma referência. Sua trajetória nos inspira, desde o tempo em que atuou como juiz em Campina Grande até hoje, como desembargador, sempre contribuindo com relevantes benfeitorias para o Poder Judiciário paraibano”, afirmou.
Ao receber a homenagem, o desembargador João Benedito expressou gratidão e alegria pela honraria. “Sinto grande alegria por receber esta homenagem do 4º Congresso Paraibano. A idealizadora, doutora Rafaela Jales, hoje me surpreendeu com sua presença, trazendo-me um soneto e outros presentes como lembrança e para que eu pudesse guardar na memória a realização do congresso e a alegria que os campinenses e o povo paraibano demonstraram ao me homenagear”, disse.
O presidente do Comitê Permanente de Promoção da Equidade Racial do TJPB também agradeceu aos coordenadores científicos do evento Luciano Nascimento e Rosmar Alencar, juiz federal, pela homenagem.
Por Marcus Vinícius
Fotos: Ednaldo Araújo




