Conteúdo Principal
Publicado em: 23/01/2026 - 13h01 Tags: ferramentas, Apresentação, TJPB

Tribunal ganha mais duas ferramentas para aprimoramento da gestão pelas unidades judiciárias

PJe Visão Mais ( 2º Grau) e MAP serão disponibilizadas na próxima semana
Foto da apresentação da ferramenta
Fred peresente à apresentação das duas novas ferramentas

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB segue investindo em soluções tecnológicas voltadas ao aprimoramento da gestão das unidades judiciárias. Nesta sexta-feira (23), duas novas ferramentas foram apresentadas ao presidente do Tribunal, desembargador Fred Coutinho: o PJe Visão Mais – 2º Grau e o Módulo de Acompanhamento de Produtividade (MAP). Ambas estarão disponíveis para uso a partir da próxima segunda-feira (26).

As novas soluções de Business Intelligence (BI) foram bem recebidas pela Presidência do Judiciário estadual. O desembargador Fred Coutinho ressaltou a importância de difundir as ferramentas entre o público interno, de modo a garantir sua ampla utilização.

“A modernização é um passo importante e, desde que iniciamos a gestão, temos focado em inovações. As ferramentas tecnológicas entregues nos mostram um acompanhamento real, com números verdadeiros e seguros do que ocorre em cada comarca. É um avanço muito grande e seguiremos avançando em favor da cidadania”, destacou o desembargador Fred Coutinho.

A apresentação foi conduzida pela gerente de dados do Tribunal, Renata Grigório, e pelo coordenador de BI, Daniel Silva de Lima. O PJe Visão Mais foi desenvolvido inicialmente para o 1º Grau no início da atual gestão, permitindo às unidades acesso a indicadores estratégicos que orientam o trabalho e contribuem para a melhoria dos índices de desempenho.

“Agora, essa mesma visão estará disponível para o 2º Grau, possibilitando a análise de dados como distribuição processual, processos conclusos, acompanhamento de metas, entre outras informações relevantes que precisam ser constantemente monitoradas”, explicou Renata Grigório.

Já o Módulo de Acompanhamento de Produtividade (MAP) tem como objetivo monitorar a produtividade dos servidores, permitindo a visualização das atividades desempenhadas e dos horários de login, o que auxilia na avaliação do trabalho presencial e em regime de teletrabalho.

A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para uso da Corregedoria-Geral de Justiça no acompanhamento do 1º Grau, mas agora será estendida a todas as instâncias do Judiciário paraibano, incluindo Contadorias, Núcleos de Apoio Psicossocial (NAPEMs) e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

Entregas futuras

De acordo com Renata Grigório, o fortalecimento do setor de dados tem permitido um ritmo acelerado de novas entregas. Para o próximo mês, estão previstas implementações como o Observatório da Infância e Juventude, atualmente em fase de homologação, e o repositório unificado de dados (Data Lake).

Também estão em desenvolvimento ferramentas que irão subsidiar o projeto Eficiência em Ação, em andamento no TJPB, voltado ao aperfeiçoamento da governança e da qualidade da prestação jurisdicional, com foco na melhoria dos indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade.

Todos os recursos digitais vêm sendo desenvolvidos por meio de parceria entre a Diretoria de Governança e Gestão Estratégica (Digov), o Centro de Inteligência e Inovação (Cein) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB.

Por Gabriela Parente
Fotos: Ednaldo Araújo
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711