Conteúdo Principal
Publicado em: 05/02/2024 - 11h58 Tags: ESMA, ações de 2023

1.820 pessoas se capacitaram em ações educacionais realizadas pela Esma em 2023

Jornada da Saúde
Desembargador Ricardo Vital

No ano passado, a Escola Superior da Magistratura (Esma), por meio da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, capacitou 1.820 pessoas, entre magistrados(as) e servidores(as) e o público externo, conforme dados da Gerência. Os números comprovam o compromisso da instituição de ensino, que tem à frente o desembargador Ricardo Vital de Almeida, de formar e aperfeiçoar os agentes do Poder Judiciário estadual e a comunidade acadêmica.

Fofo
Curso de formação de formadores na Esma

Com base no levantamento, 82 ações educacionais foram promovidas, sendo 55 cursos, 13 webinários, duas especializações e dois eventos acadêmicos. Entre as formações, destaque para: Assédio Moral e Assédio Sexual; Aplicação prática para o PJe com vista à redução do tempo médio do processo; Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU); Dosimetria e temas correlatos; Planejamento Tributário; Formação de Formadores; Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento; e Escrita Jurídica com o ChatGPT; entre outras.

-
Juíza Antonieta Maroja

Para a diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, o número de usuários que buscaram conhecimento e atualização através dos cursos e outras ações ofertados pela Esma demonstra a importância da diversificação temática, da qualificação do corpo docente e do interesse de todos na contínua aprendizagem.

“A formação continuada de servidores e magistrados é uma das importantes missões da nossa Escola, eis que nos alinha com a dinâmica da sociedade e aproxima-nos do escopo maior do Judiciário, que é a pacificação social”, disse a magistrada, destacando, ainda, que formações como Gestão Cartorária e de Pessoas e do Uso de Sistemas e Inovação, além de Direito Processual, material e a transversalidade da sua aplicação, foram temáticas abordadas nos cursos, com excelente aproveitamento dos participantes.

O levantamento destaca, também, que a Esma ofertou 5.746 vagas, com 6.352 inscrições realizadas por magistrados(as), servidores(as) e o público em geral. Sendo assim, o Gerente Acadêmico, professor Flávio Romero Guimarães, fez uma avaliação bastante positiva das ações educacionais disponibilizadas pela instituição em 2023. “Os números refletem o ingente esforço da gestão no sentido de ampliar as oportunidades de acesso aos cursos ofertados pela Esma”, afirmou.

Congresso faz parte da programação de 40 anos da Esma
Congresso fez parte da programação de 40 anos da Esma

Os outros eventos realizados em 2023, destaque para o I Congresso Internacional de Direito da Esma (CIDESMA), que reuniu importantes temáticas e obteve uma adesão do público inédito na história da Escola da Magistratura, que é o braça acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Dentre os webinários destacamos as temáticas do Descumprimento das decisões judiciais nas ações de Saúde Pública, a aplicação da tese do tema 1033 do Supremo Tribunal Federal (STF) e do PMVG; Reforma Tributária; Se precisar de ajuda, peça: a importância de falar sobre saúde mental; e Sistema Único de Saúde (SUS): Regulação e Programação Pactuada e Integrada (PPI) na Paraíba’, além de outros.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611