Conteúdo Principal
Publicado em: 22/01/2019 - 17h15 Atualizado em: 23/01/2019 - 13h50 Comarca: Campina Grande Tags: Pauta de julgamento / Júri Campina Grande

1º Tribunal do Júri de CG retoma pauta de julgamento dia 5 de fevereiro com casos de repercussão

O 1º Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande, que tem a frente o juíz Bartolomeu Correia Lima Filho, retomará a pauta de julgamentos de réus acusados de homicídio doloso e tentativas de homicídio doloso a partir do dia 5 de fevereiro. Estão agendados 12 casos para serem julgados pelo Conselho de Sentença dentre eles, vários com repercussão, a exemplo do ex-vereador de Catolé do Rocha, Ubiraci Rocha, acusado de liderar uma organização criminosa no Sertão.

A primeira pessoa a sentar no banco dos réus será uma mulher, Elisabete Silva Santos, tendo como vítima Eduardo Rosa de Negreiros. No dia 6, a partir das 13h30, será a vez de Jonatha Manuel Nóbrega da Silva, acusado de matar a tiros David Júnior Pereira da Silva. O crime teria ocorrido na tarde do dia 15 de março de 2017, no Bairro Santo Antônio, em Campina Grande. David Júnior morreu com um tiro na nuca e outro nas costas.

Ainda na pauta, está marcado para o dia 13, o julgamento de Olimar Luiz Pereira, José Alex da Silva Araújo, Erenilton da Silva Barbosa e Luiz José Cassemiro Filho, pelo assassinato de Josenildo dos Santos Barbosa. Os quatro réus são acusados de fazer parte de um grupo de extermínio na cidade de Mari, que teria cometido mais de 12 assassinatos.

Também será julgado, no 1º Tribunal do Júri de Campina, Gilsomar Araújo Pereira, acusado de matar o motorista de transporte alternativo, José Edson Virgulino Silva, em janeiro de 2012. O motivo do crime teria sido uma disputa por passageiros, na cidade de Coremas. José Edson foi atingido por três disparos de arma de fogo. O julgamento de Gilsomar será no dia 14.

Irão à Júri no dia 19, os réus Fabiano Márcio Rodrigues, Francisco Vieira Barros, Aldecy Pereira de Sousa e João Deon Dantas. Eles são acusados de assassinar, no dia 1º de janeiro de 2015, na cidade de Conceição, um casal que estaria em dívida com o quarto denunciado. O julgamento foi desaforado de Conceição para a Comarca de Campina Grande por decisão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, atendendo pedido do Ministério Público, que temia influências externas sobre os jurados, o que poderia contaminar o julgamento.

Outro caso de repercussão é do ex-vereador de Catolé do Rocha, Ubiraci Rocha, que será julgado no dia 20 de fevereiro, acusado da morte de Daniel dos Santos Paiva. Segundo os autos, Ubiraci seria o líder de uma organização criminosa, envolvida com diversos assassinatos na Região do Sertão. Daniel Paiva teria sido morto por pertencer a uma facção rival e ter ajudado a desvendar o assassinato de João Alisson Pereira dos Santos, pela organização criminosa. O caso do ex-vereador foi desaforado de Catolé para Campina.

No dia 26, será a vez do julgamento de Jailton Carolino dos Santos, acusado de ter dirigido o carro para uma ação criminosa na Escola Major Veneziano, em Campina Grande, que resultou na morte, por engano, do professor Eraldo César Araújo. A ação seria para matar o albergado Jocélio Patrício dos Santos, que estava prestando serviços comunitários no local. O professor Eraldo César foi confundido com o albergado, porque usava roupa semelhante.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611