Publicado em: 26/03/2008 - 12h00
A convite da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ-PB, delegado federal Deusimar Guedes falou sobre ¿Drogas, problema seu e meu¿
por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano
Uma das entidades que fizeram questão de sediar uma palestra do delegado federal Deusimar Guedes, da PF da Paraíba, foi o Programa Partners of the Americas (Companheiros das Américas). Isto ocorreu na administração passada desse programa paraibano-americano, sob o comando do médico José de Lima Machado e por sua esposa, a enfermeira Roseane Machado.
O tema da palestra (drogas e sua prevenção) chamou a atenção dos associados ao Programa Companheiro das Américas e de grande número de pessoas da comunidade, que lotaram o recinto de sua realização, onde anteriormente os Partners realizavam suas reuniões.
PARCERIA COM A AEMP?
O Comitê Paraíba/Connecticut dos Companheiros das Américas (Partners), onde foi ministrada essa palestra de Deusimar, é o mesmo que acalenta a sonhada perspectiva de montar parcerias sociais com a AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba), entidade presidida pela médica Maria do Socorro Brasileiro de Lima Montenegro; e/ou com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ-PB, dirigida pela coordenadora Cibele Almeida.
A atual diretoria do Comitê dos Partners é formada pela presidente France Ferreira da Silva; a vice-presidente Maria José da Silva Menezes; a segunda vice-presidente Jaqueline Yara Ramondot; o diretor-executivo Rogério Almeida; a secretária-executiva Selma Benevides; a segunda secretária Iluska Regina Quesado de Almeida e o tesoureiro José Antônio da Silva.
PALESTRA PARA O TRIBUNAL
Recentemente, o mesmo Dr. Deusimar Guedes apresentou sua conferência para o Tribunal de Justiça do Estado, a convite da Coordenadoria da Infância e da Juventude. Além do mais, autorizou a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano a disponibilizar o texto integral de sua palestra, para ajudar outros setores da Sociedade a compreenderem a dinâmica do uso das drogas e sua prevenção.
Desta forma, qualquer interessado pode baixar da Internet o texto da conferência, usando-a para todos os fins — desde que, obviamente, cite a fonte, no caso o nome do próprio delegado federal Deusimar Guedes, seu autor e detentor dos direitos autorais.
PALESTRA & EXPOSIÇÃO
De acordo com o relato da repórter Gabriella Guedes — que cobriu a palestra do delegado federal para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano —, mesmo após o término da palestra do delegado federal Deusimar Guedes, ficou em exposição, no local da conferência e à disposição do público, um mostruário apresentando diversas drogas e instruções sobre como reconhecê-las, assim como a seus efeitos nos usuários.
O tema da palestra foi “Drogas: problema seu e meu”.
CIRCUITOS DE PALESTRAS
Desde setembro de 2007, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, cumprindo metas da Presidência desta Corte de Justiça, iniciou um Circuito de Palestras.
Neste Circuito, um especialista é convidado, a cada mês, a fim de explanar suas idéias sobre determinados temas de interesse da área. As conferências destinam-se aos servidores que atuam na área de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba. Já foram realizadas palestras sobre: Exploração Sexual Infantil, Exploração de Trabalho Infantil e Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo.
SOBRE AS DROGAS
Na sexta-feira, 7 de março, realizou-se no auditório do Fórum Cível a palestra Droga: Problema seu e meu, ministrada pelo professor e agente da Polícia Federal Deusimar Wanderley Guedes, chefe do Núcleo de Prevenção às Drogas e Comunicação Social da Polícia Federal da Paraíba, além de professor de Educação Física, bacharel em Direito e psicólogo.
Segundo o Dr. Deusimar Guedes, o público-alvo da palestra são os pais, educadores e adultos de profissionalização geral, que possam auxiliar no cumprimento do objetivo principal da conferência: formar multiplicadores da mensagem e orientar pais e educadores no sentido de como e quando deverão abordar o assunto com os jovens.
QUEM É O DR. DEUSIMAR
Desta forma, a coordenadora Cibele Maria de Oliveira Almeida e sua equipe convidaram todos os servidores dos Conselhos Tutelares, dos Fóruns e do Tribunal de Justiça, assim como servidores estaduais e municipais, diretores de creches e escolas, todos profissionais interessados na divulgação dos princípios ligados à prevenção do uso das drogas.
O Deusimar Guedes está na Polícia Federal há 28 anos. Nesse período, observou que o uso de mecanismos de repressão às drogas (policiamento, veículos e armamentos) aumentou paralelamente ao índice de usuários.
ONDE ESTAMOS ERRANDO?
Tendo em vista que a nova Lei das Drogas (Lei nº. 11.343), que modifica a pena de seus usuários, entrou em vigor em 8 de outubro de 2006, diz o Dr. Deusimar:
— Ora, se combatermos de frente os traficantes e usuários não resultou na diminuição do uso e, conseqüentemente, da venda e do tráfico de drogas, o que há de contraditório nas ações, que não permite o sucesso nos objetivos que perseguimos? Onde estamos errados?
NÚCLEO DE PREVENÇÃO
Foi em busca de respostas a essas indagações que, há 10 anos, a Polícia Federal criou o Núcleo de Prevenção às Drogas da PF. Neste Núcleo, a arma utilizada pelos profissionais da segurança é a Educação.
E isto se faz, primeiramente, expondo a composição, os efeitos e os meandros da comercialização das drogas, de forma a auxiliar pais e educadores no sentido de identificar os sinais emitidos pelos jovens usuários de entorpecentes — e, principalmente, saber abordar o tema de forma segura, para que o adolescente entenda que não precisa utilizar tais drogas.
FINANCIANDO O TRÁFICO
Mesmo porque, sendo um usuário, o jovem ou adulto viciado estará fatalmente financiando o tráfico de drogas e toda a coorte de misérias que ele traz à Sociedade, em especial a violência, sob todas as formas.
Como entusiasta do lado preventivo das providências a serem tomadas contra as drogas, o Dr. Deusimar Guedes acredita mais na Educação que na repressão.
PREJUÍZOS DAS DROGAS
Deste modo é que iniciou sua palestra afirmando:
— Como educadores, não devemos tratar as drogas de maneira distinta. Legal ou ilegal, droga é droga.
O Dr. Deusimar fala em seguida sobre tabaco, álcool e medicamentos. Esta distinção entre diferentes drogas permite aos jovens usar argumentos como “droga mais pesada” ou “droga mais leve”, quando, na realidade, qualquer droga é uma substância que causa prejuízos ao organismo e à Sociedade, independente do seu grau de atuação.
CONHECENDO OS MECANISMOS
Procurar conhecer as razões — curiosidade, influência do grupo, falta de diálogo com os pais, desestrutura familiar, entre outros — que impulsionam o jovem às drogas é um procedimento importante para os educadores saberem iniciar o diálogo com as vítimas do vício.
O melhor momento para abordar o tema é quando a criança passa a demonstrar curiosidade sobre o assunto. É este, aliás, o melhor momento para também iniciar o processo educativo e estimular a repulsa às drogas através de informações e exemplos”.
EVITANDO A OMISSÃO
Também para o Dr. Deusimar Guedes, é preciso acabar com a omissão e agir juntos. É preciso lançar mão da força conjunta e mobilizada da família, da escola e da Sociedade no combate às drogas, buscando diminuir a violência e melhorando a qualidade de vida das futuras gerações.
Segundo pesquisa do IBOPE entre jovens de 9 a 21 anos, as pessoas ideais para obter informações sobre drogas são a mãe, seguida do pai, os professores e os amigos.
Isto demonstra, entre outras coisas, o papel essencial que a família desempenha na Educação e na disseminação das mensagens positivas, tanto com informações quanto com exemplos.
COMO CONVIDAR O DR. DEUSIMAR
Para levar o Dr. Deusimar Guedes e sua palestra a tal ou qual comunidade, empresa ou instituição, tratando sobre Drogas: problema seu e meu, é preciso enviar ofício à Superintendência da Polícia Federal da Paraíba, em João Pessoa, citando-se a data, horário e público-alvo. Havendo consenso sobre hora e data, a solicitação é atendida no mais rápido espaço de tempo.
O Núcleo de Prevenção às Drogas, da PF da Paraíba, tem apresentado a palestra do Dr. Deusimar em escolas, empresas, clubes e igrejas que se interessam em obter todas as informações sobre os entorpecentes. Tais palestras também atendem ao objetivo de formar multiplicadores da mensagem antidrogas.
Outra boa notícia: essa conferência também será proximamente apresentada sob a forma de livro, com lançamento previsto para abril do corrente ano de 2008.