Abertura do XVII Encontro do Consepre destaca papel transformador do Judiciário
O XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) teve início nesta segunda-feira (6), em Salvador, com uma solenidade no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa. A conferência magna de abertura foi proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordou o tema “O Poder Judiciário como Agente de Transformação Social e Ambiental”.
Representando o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o desembargador-presidente Fred Coutinho participa do evento, que reúne dirigentes de Cortes Estaduais de todo o país para discutir o tema central “Judiciário do Futuro: Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”.
Durante a cerimônia, o ex-presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, foi homenageado pelo Consepre em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da Justiça Estadual e à preservação da memória institucional do Judiciário.
Em seu discurso, ao saudar os homenageados, João Benedito destacou a importância da união entre os Tribunais para o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro e reafirmou o papel das instituições de Justiça como pilares de equilíbrio e desenvolvimento social.
O encontro segue até o dia 8 de outubro, com painéis e palestras de ministros do STF, STJ e CNJ, além de debates sobre inovação, sustentabilidade e gestão judiciária. O anfitrião desta edição é o Tribunal de Justiça da Bahia, que se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade e pela liderança no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Participação - Além dos desembargadores Fred Coutinho e João Benedito, estão participando também do evento os juízes (as) Fábio José de Oliveira Araujo, Aparecida Gadelha, Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga e Michelini de Oliveira Dantas Jatobá.
Consepre - O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Por José Vieira Neto