Conteúdo Principal
Publicado em: 09/12/2021 - 17h26 Atualizado em: 01/04/2022 - 08h33 Tags: Acessibilidade, Portal

Acessibilidade: Portal do TJPB passa a funcionar com sistema VLibras

Imagem dos sinais para surdo

Desde o dia 2 de dezembro/2021 o site do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba vem funcionando com o sistema VLibras, ferramenta de acessibilidade, voltada aos usuários com deficiência auditiva. A tradução com o VLibras é feita pela seleção do texto que se deseja traduzir da página. Para isso, o usuário deve iniciar a ferramenta clicando no ícone flutuante, presente no lado direito do Portal do TJPB (www.tjpb.jus.br).

Segundo explicou o diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ney Robson, os surdos enfrentam muitas dificuldades para ler, escrever e se comunicar na língua oral do seu país, por conta disso, a Ditec, seguindo orientação da Presidência do TJPB, na pessoa do Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, de dar acessibilidade da Justiça a todos e todas, implantou o sistema, beneficiando diversas pessoas nesta situação, muitas, inclusive, com interesses no Poder Judiciário estadual.

“O objetivo dessa ferramenta de acessibilidade consiste em traduzir conteúdos do Português Brasileiro para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando o Portal do TJPB acessível a pessoas surdas”, ressaltou Ney Robson, complementando que com o VLibras aberto, ao passar o ponteiro do mouse por um elemento de texto, este é realçado, indicando que pode ser traduzido. “Clicando com o botão esquerdo do mouse, a ferramenta iniciará a tradução”, orientou.

 

Ney Robson Medeiros, diretor de TI
Ney Robson Medeiros, diretor de TI

Ney Robson salientou, igualmente, que o sistema VLibras possui diversas funcionalidades, dentre as mais importantes estão: reproduzir/pausar a tradução em qualquer instante, selecionar a velocidade para aumentar/reduzir a animação da tradução, habilitar/desabilitar a visualização de legendas para auxiliar na identificação das palavras que estão sendo traduzidas pelo avatar e a troca entre os avatares chamados Ícaro e Hozana.

Na visão do coordenador de Portais e Informações, em substituição, do TJPB, Herbet Ferreira, o VLibras é mais uma medida adotada pela Ditec com o objetivo de modernizar o Portal Institucional do Tribunal de Justiça, com tecnologia que visa ampliar a acessibilidade. “Além de atender a uma exigência legal do Conselho Nacional de Justiça de acessibilidade digital, a ferramenta permite que o portal alcance um segmento importante da sociedade, minimizando as dificuldades e tornando-o mais democrático”, pontuou.

Sobre o sistema – O VLibras integra o sistema do Ministério da Economia do Governo Federal (https://vlibras.gov.br) e executa a tradução automática para tornar a web mais acessível para cerca de 10 milhões de pessoa através da Língua Brasileira de Sinais. Segundo dados da ferramenta, são 100 mil traduções realizadas todos os dias, 70 mil frases treinadas por inteligência artificial e mais de 21 mil sinais na biblioteca do sistema.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611