Ações da Coordenadoria da Infância do TJPB repercutem no site da Abraminj
Três reportagens produzidas pela Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre ações da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJPB ganharam destaque no site da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) nessa quarta-feira (17). As matérias dizem respeito ao curso de adoção on-line, a ser realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma), a Lei que instituiu a data do apadrinhamento afetivo no calendário oficial do Município de João Pessoa e os webinários e debates on-line, que acontecerão em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A primeira notícia mostra que a Coinju, em parceria com a Esma, vai ministrar, de forma on-line, um curso sobre adoção para os pretendentes habilitados em adotar. A iniciativa, inédita no Poder Judiciário estadual, será transmitida pela plataforma Zoom e todas as comarcas do Estado terão acesso ao conteúdo da formação, prevista para acontecer até o final de julho.
Já a segunda matéria mostra que o Apadrinhamento Afetivo – que permite a homens e mulheres auxiliarem crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional - vem se fortificando na sociedade como forma de contribuir com a formação deste público infantojuvenil. Destaca, ainda, que, em João Pessoa, a modalidade foi criada desde o ano de 2017, com a Portaria nº 01, que instituiu o Núcleo de Apadrinhamento Infantojuvenil (Napsi) da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e que este ano, a prática ganhou mais força, com a sanção da Lei nº 13.913, que instituiu o dia 5 de maio como o Dia Municipal do Apadrinhamento Afetivo.
A última notícia aborda a legislação mais importante na defesa dos direitos e garantias do púbico infantojuvenil, que vai completar 30 anos em julho. As comemorações alusivas às três décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) serão todas realizadas de forma remota, devido à situação de pandemia causada pela Covid-19, que atravessa o país e o mundo. Serão promovidas, por meio da plataforma Zoom, webinários e debates com juízes, psicólogas e assistentes sociais. Todos os convidados são especialistas nesse segmento da Infância e da Juventude e abordarão sobre várias temáticas, avanços e desafios da Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990.
Para ver as notícias completas no site da Abraminj, clique em adoção, apadrinhamento e ECA.
Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB




