Conteúdo Principal
Publicado em: 22/04/2019 - 19h37 Tags: GEVID, Qualidade de Vida, Ações preventivas de Saúde

Ações preventivas de Saúde marcam os projetos da Gerência de Qualidade de Vida em 2019

Gerente de Qualidade de Vida convida integrantes do Judiciário para pedalada neste domingo

A Gerência de Qualidade de Vida, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, tem atuado com novos projetos voltados à prevenção de doenças entre seus servidores e magistrados. São duas as principais frentes das ações: uma, para a divulgação de vídeos educativos relacionados à saúde, por meio do Projeto ‘Despertar Saúde’; outra – Projeto ‘Vida Ativa’ – voltada ao estímulo da prática de atividades físicas, por meio de eventos fora do ambiente de trabalho, que envolvam caminhadas, alongamentos ou modalidades esportivas diversificadas. A inauguração desse último projeto se concretiza neste domingo (28), com a “3ª Pedalada Ambiental”, promovida pela Associação Paraibana de Engenheiros Ambientais (APEAMB), com o apoio da Gerência.

Por conta da parceria, a gerente do setor, Valéria Beltrão, convida a todos os integrantes do Judiciário estadual paraibano que estiverem na Capital para participar do evento, que contará com a presença da equipe da Qualidade de Vida. A pedalada terá início às 6h, com largada às 6h30 do Xenius Hotel (Avenida Cabo Branco, 1262) em direção à Praça de Iemanjá, no final da avenida.

“Queremos, com este projeto, combater o sedentarismo, estimular atitudes saudáveis, promover interação ao redor destas práticas. Trabalharemos com parcerias e pretendemos realizar e divulgar ações quinzenalmente, envolvendo a atuação de profissionais que conduzam práticas de exercícios físicos, alongamentos, pedaladas, entre outras”, explicou Valéria.

Já o Projeto ‘Despertar Saúde’ está em fase de elaboração e definição das formas didáticas a serem exploradas, conforme adiantou a gerente. “Nossa ferramenta principal será a informação sobre temas diversos como a saúde mental, posturas, depressão, coaching, maneiras de lidar com o estresse; como reduzir a ansiedade, por exemplo. Após os primeiros vídeos, buscaremos receber um retorno para saber mais sobre o que as pessoas acharam e quais os temas de seus interesses. Nossa intenção é justamente a de cuidar e melhorar, holisticamente, a saúde do servidor e do magistrado”, anunciou a gerente.

Para Valéria Beltrão, é muito importante manter o foco no estímulo e na motivação às mudanças de atitudes relacionadas à Saúde. “Alimentação e prática de atividades físicas podem mudar uma vida inteira”, asseverou.

Os temas trabalhados em relação à prevenção não são escolhidos aleatoriamente. Valéria explicou que, semestralmente, a equipe avalia o relatório do absenteísmo (número de afastamentos do trabalho) e, a partir deste levantamento, estabelece as ações e atividades que podem minimizar a incidência das patologias prevalentes. 

“No nosso caso, as doenças osteomusculares e psicoemocionais são as que mais causam afastamentos. Então, por conta disso, desenvolvemos projetos preventivos específicos em que exploramos estas enfermidades. Um deles é o Qualidade de Vida em Ação Itinerante”, disse.

Neste projeto, equipes multiprofissionais de saúde (enfermeiro, médico, fisioterapeuta, psicólogo e especialista em auriculoterapia) percorrem as unidades judiciárias da grande João Pessoa, atendendo servidores e juízes, dando orientações, aferindo pressão e prestando informações sobre temas que estão mais em voga, a exemplo da depressão (Setembro Amarelo); câncer de mama (Outubro Rosa); câncer de próstata (Novembro Azul).

Apesar do foco na prevenção, o cuidado com a pessoa doente também existe em casos emergenciais. O Setor de Qualidade de Vida faz alguns atendimentos médicos, dentários, e fisioterapêuticos.

Junta Médica – Como nem todos os casos são solucionados com prevenção, há processos de doenças que desencadeiam o afastamento temporário de servidores e magistrados, que podem, inclusive, resultar em aposentadoria por invalidez. Nestes casos, a atuação da Junta Médica do TJPB tem um papel fundamental, conforme salientou Valéria Beltrão.

“A Junta promove um trabalho autônomo e detalhado. Oferecemos apoio administrativo para a execução do mesmo e vemos a eficiência da equipe refletida no serviço prestado, pois os profissionais realizam muitos testes para, de forma integrativa, apresentar um laudo seguro para os casos”, destacou.

De acordo com a médica-presidente do setor, Vânia Carmen Lisboa Braga, a equipe atua em processos que envolvem licenças para tratamento de saúde ou para acompanhamento; remoções precárias, relotações, redução de carga horária e aposentadoria, em atendimento a todas as comarcas do Estado.

A médica esclareceu que as remoções precárias são aquelas concedidas que devem ser reavaliadas, anualmente, para comprovação da continuidade do processo. Já as reduções de carga horária se dão, conforme previsão legal, para promoção dos cuidados de filhos com necessidades especiais. Muitos processos envolvem, também, a realização de perícias por médicos, psicólogos e assistentes sociais, com a realização de entrevistas e testes psicológicos.

A Junta é composta, ainda, pelas médicas Honorina Nogueira e Rosângela Viana; as assistentes sociais Mércia Cartaxo e Daniele Menezes (supervisora) e o psicólogo Fábio Machado. Já a área administrativa é composta por Miranice Monteiro, Alessandra Aranha e Aerson Souto. 

Por Gabriela Parente
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611