Conteúdo Principal
Publicado em: 12/11/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Agregando novos valores: Secretaria de Tecnologia da Informação renova e aprimora layout do Portal Institucional do TJ-PB



por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação<?xml:namespace prefix = o /?>

Social
do Judiciário paraibano
 


 

Procurando sempre prestar um melhor serviço aos magistrados, servidores da Justiça e ao público em geral, a STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) do Tribunal de Justiça do Estado acaba de colocar no ar — mais propriamente na Web, na Internet, na Rede Mundial de Computadores — o novo Portal Institucional que atende ao Poder Judiciário da Paraíba.

 


Este Portal Institucional do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba — o conjunto de páginas gráficas que o internauta está vendo no momento, justamente neste URL https://www.tjpb.jus.br/ — sobressai-se não apenas por contar com um novo design. Ele objetiva igualmente acompanhar as tendências e inovações proporcionadas pela Tecnologia.

 


A STI/TJ-PB, responsável maior pela implementação do novo Portal, que agregou novos e importantes valores aos que já existiam, é dirigida pelo secretário da área de Tecnologia da Informação, o Dr. Emmanuel (“Mano”) Coroliano Ramalho.

 


INTERESSES BEM DEFINIDOS


Nele se observam também melhorias on line, no sentido de propiciar ambiente agradável e, sobretudo, de fácil navegação para todo e qualquer usuário interessado no que acontece no Poder Judiciário de nossa terra. Isto ocorre, em especial, no que diz respeito à produção de toda a Magistratura e do pessoal técnico-administrativo do Judiciário em benefício dos jurisdicionados.

 


O novo Portal Institucional do TJ-PB está organizado em Canais (vá acompanhando, por favor, pela Página Inicial). Cada Canal agrupa informações destinadas a públicos com interesses definidos. E uma das maneiras de facilitar a identificação e a associação de temas foi utilizar os recursos de cores diferentes.


 

NAVEGAÇÃO POR CANAIS


Todos os Canais dispõem de suas Páginas principais respectivas — enfim, cada Canal com sua própria Página. Essa Página é acessada quando se clica no nome do Canal; nos Destaques de seus principais serviços; e/ou no item Informações.

 


Como novidade adicional, a equipe responsável pela manutenção do Portal incluiu um Menu de Navegação por Canal — atente bem para isto: um Menu de Navegação por Canal, também com Submenus —, como forma de facilitar a Navegação pelo browser. Mais fácil se tornou, também, o Acesso Direto ao Conteúdo a ser consultado.

 


NOVOS ESPAÇOS ON LINE


Todos os Canais dispõem da mesma forma de um Quadro de Avisos, a fim de que possa interagir, como mais um Canal de Comunicação, com os usuários do Portal Institucional do TJ-PB.


Foram reservados espaços para novos projetos em desenvolvimento no Tribunal de Justiça, a exemplo dos


 

1) Núcleo de TV da Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário do Estado da Paraíba; e


 

2) programa radiofônico semanal “Justiça Cidadã”, da mesma Coordenadoria e apresentado pelo TJ-PB em parceria com a Rádio Tabajara da Paraíba AM/FM.

 


ATUALIZAÇÃO DINÂMICA


Toda e qualquer informação produzida pelos diversos setores integrantes do Judiciário beneficiam-se com sua Atualização Dinâmica. Tais atualizações são feitas em tempo real, no novo Portal Institucional do TJ-PB.

 


O visitante do Portal conta também com um Calendário de Eventos, vinculado ao Canal Cidadão — e aí se encontram as mais diversas informações de interesse aos usuários do Poder Judiciário: datas comemorativas e vários outros dados, sobre os mais diferentes temas.


 

INTRANET DO TJ-PB


Uma coisa que o visitante comum não vê, mas que existe, subjacentemente a todo o Portal Institucional, é a Intranet, que serve internamente ao pessoal cadastrado para o uso, modificação, alimentação e atualização das páginas gráficas.

 


Uma Intranet guarda alguma semelhança com páginas gráficas da Internet. Mas, em verdade, caracteriza-se por ser uma Rede privada de Computadores baseada numa suíte de protocolos da Web, que lhe dão as características de uma versão privada da Internet — ou de uma “MiniInternet” ou Internet de dimensões bem mais reduzidas, porque restringe seu acesso apenas a quem pertencer oficialmente a uma entidade, instituição, órgão organização, empresa etc.


 

INTERNET & INTRANET


Conceitos de normal utilizados na Internet aplicam-se, obviamente, a uma Intranet (a exemplo do chamado “paradigma de cliente-servidor”). Mas, na realidade, trata-se, na prática, de coisas bem diferentes.

 


O usuário comum, por exemplo, tem acesso a todos os recantos do Portal Institucional do TJ-PB, com base na navegação da Internet. Não pode ter acesso, porém, à sua Intranet, utilizada apenas por pessoal autorizado a manter o permanente feeding dos conteúdos desta área específica da Internet.

 


MAIOR COMPARTILHAMENTO


O usuário com conhecimentos atualizados em História da Tecnologia da Informação sabe não ser propriamente novo o conceito de Intranet. Data ele, pelo menos, de antes dos meados de 1995, quando o termo foi utilizado, pela primeira vez, num artigo de autoria do conhecido técnico e especialista Stephen Lawton, na publicação Digital News & Reviews.


Num patamar diverso daquele observável na Internet propriamente dita, a Intranet, utilizando-se de múltiplos protocolos, permite o compartilhamento de arquivos e impressoras, além da transmissão de vídeo, interna e externamente.


 

EQUIPE DO PORTAL E DA INTRANET


A equipe que pôs em funcionamento e que cuida da manutenção deste novo Portal Institucional ficou, como sempre, sob o comando do Dr. Emmanuel Coriolano Ramalho, secretário de Tecnologia da Informação do TJ-PB.


 

Teve ele o apoio e a colaboração permanente do analista de sistemas Marconi Edson Cavalcante, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas; da gestora do Projeto Portal Institucional (e também do Projeto Intranet), Christhiny Sanson; e dos desenvolvedores de sistemas e programas Ivo Júnior, David Augusto e André Monteiro.


Os membros desta e de outras equipes e grupos de trabalho, além dos demais servidores autorizados, poderão discutir problemas do Portal Institucional do TJ-PB e de sua Intranet através de um sistema, também on line, de chat.  Eles, como os usuários em geral, terão direito ao uso do dicionário Houaiss e outras facilidades e comodidades.

 


GERENCIAMENTO DE NOTÍCIAS


Também sofreu melhorias sensíveis, importantes e significativas o Sistema de Gerenciamento de Notícias — ou o Publicador de News não só da Coordenadoria de Comunicação Social, mas de todos os outros setores.

internautas visitantes leitores os e Portal o alimentar dia, ao vezes várias diariamente de, obrigação a têm que dos vida muito em facilitando etc, etc geral.  

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611