Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2023 - 14h02 Tags: Fórum, Visita, Estudantes

Alunos da Escola Pública Estadual conhecem o funcionamento do Fórum Cível da Comarca da Capital

..
Juiz Herbert Lisboa explica funcionamento do Fórum

Cerca de 50 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria do Carmo de Miranda visitaram, na manhã desta sexta-feira (12), a sede do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa. Eles foram recepcionados pelo diretor da unidade judiciária, juiz Herbert Luna Lisboa, pela juíza titular da 8ª Vara Cível, Renata Câmara Pires e a gerente, Ana Valdete Nunes.

Com orientações dadas pela magistrada Renata Pires, os alunos conheceram as dependências do Fórum, passaram pela Sala dos Oficiais de Justiça e os ambientes das unidades existentes no local, recebendo explicações sobre a estrutura.

O juiz Herbert Luna ressaltou a importância de abrir as portas para a sociedade conhecer o Poder Judiciário estadual, as atividades administrativa e judiciária. Ele pontuou o fato da direção da Escola ter solicitado a visita ao Fórum Cível. O magistrado lembrou, igualmente, o trabalho feito, nesta seara, em anos anteriores pelo desembargador Leandro dos Santos com estudantes do curso de Direito.

“Recebermos alunos das escolas, de fato, faz parte do envolvimento e responsabilidade sociais que o próprio Poder Judiciário detém. Essa visita é formidável para a formação desses jovens que serão os protagonistas do futuro”, realçou o diretor do Fórum Cível.

asas
Juíza Renata Câmara

A juíza Renata Câmara comentou que o interesse da Escola em conhecer a Justiça estadual demonstra o pleno exercício da cidadania, bem como, aproxima o cidadão do judiciário paraibano. A magistrada enfatizou que os alunos foram orientados sobre cidadania, o funcionamento da estrutura da Justiça, de forma a despertar, também, a vocação para atuarem no Poder Judiciário futuramente.

Para a magistrada, é uma grande oportunidade para que o judiciário e a população se aproximem, que o povo possa conhecer a Justiça estadual. “Temos visto esta necessidade com o passar do tempo, onde o juiz era aquele que se mantinha distante da sociedade para ter um nível de imparcialidade ao julgar. Hoje, essa ideia precisa ser reconstruída, o magistrado, não só saiba a lei, mas conheça a sociedade da qual ele participa. Essa integração é extremamente importante para a Justiça e para o cidadão”, frisou a juíza Renata Câmara.

A professora de Biologia e coordenadora de Exatas, Mayanna Gomes informou que a Escola Maria do Carmo de Miranda é de ensino integral e técnico, e que a visita dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio faz parte do Curso Técnico de Vendas e Informática, da disciplina sobre Legislação.

cv
Professora Mayanna Gomes

“Nós agradecemos à direção a oportunidade que nos proporcionou de conhecer um pouco da vivência da legislação no Fórum Cível. É muito importante a questão da experiência de pertencimento dos alunos neste espaço, no qual passavam em frente e nunca tinham entrado. Hoje estão muito felizes por estarem aqui”, evidenciou Mayanna Gomes.

Por sua vez, o coordenador dos Cursos Técnicos, professor Anderson Nascimento afirmou ter sido a visita uma significativa experiência para os alunos. “Nós acompanhamos eles desde o primeiro ano, projeto de vida, pós-médio, as carreiras que irão galgar após saírem do ensino médio. Além disso, trabalhamos muito com foco na área profissional e essa visita ajudará na disciplina de legislação. Muitos alunos tiraram as dúvidas e quem sabe já saiam daqui com a profissão escolhida que queiram atuar”, realçou o professor Anderson.

Para o aluno Lucas Sérgio foi muito gratificante a experiência de conhecer de perto uma unidade da Justiça estadual. “Eu e meus amigos estamos com a mesma sensação de felicidade em entrar, pela primeira vez, em um lugar como este, bem como, temos o desejo de um dia exercer uma profissão jurídica”, enalteceu.

Por Lila Santos

 

 

..
..
..
..
..
..
..
..
..
..
..
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611