Conteúdo Principal
Publicado em: 29/09/2022 - 12h12 Atualizado em: 29/09/2022 - 13h46 Tags: Visita de alunos, Direito da UEPB, Campina Grande, Aula de campo

Alunos de Direito da UEPB de Campina Grande têm aula de campo no Tribunal de Justiça da Paraíba

-

Um grupo de 48 alunos de Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de Campina Grande, visitou as instalações do Tribunal de Justiça da Paraíba, para uma aula de campo sobre o segundo grau de jurisdição, nessa quarta-feira (28). A aula foi ministrada pelo diretor especial do TJPB, Robson Cananéa, com a participação do Desembargador do Poder Judiciário estadual, Romero Marcelo da Fonseca. A coordenação dos alunos ficou por conta do professor da Universidade, Laplace Guedes. 

“Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Tribunal Pleno e demais órgãos colegiados, a exemplo das Câmaras Cíveis, Câmara Criminal e as Seções Especializadas. Também foi explicada a distribuição dos desembargadores nesses órgãos colegiados e a tramitação dos processos no segundo grau de jurisdição”,

-

comentou o Desembargador  Romero Marcelo da Fonseca, que é membro titular do Tribunal Pleno, da Segunda Seção Especializada Cível e da Quarta Câmara Cível, além de ser coordenador estadual da Infância e Juventude do TJPB. O Desembargador também foi professor da UEPB.

Robson Cananéa informou que “ao receber os estudantes, foi feita uma explanação sobre o funcionamento dos órgãos julgadores do Tribunal. Foi possível perceber o interesse dos alunos pela matéria”.

-

Segundo o professor Laplace Guedes, os alunos fazem parte das turmas de Meios Adequados de Solução de Conflito e de Direito Eleitoral do CCJ/UEPB. “Os alunos integram a nova geração de juristas e registraram que a experiência de aula de campo é fundamental para uma formação, que os aproxima da realidade prática, ao tempo que oportuniza o prévio conhecimento forense de um Órgão judicante, que fará parte da vida profissional, mesmo antes de serem profissionais”, comentou Laplace. 

-

Já o representante de turma, Adson de Angelys, disse: “é relevante iniciar uma carreira jurídica conhecendo os setores e atividades judicante dos Tribunais, o que afasta-nos da ignorância e nos aproximará, em futuro próximo de prestação de serviço jurídico preciso e assertivo”.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611